sexta-feira, agosto 23, 2019

Inseguranças tecnológicas

Já devo ter escrito mil vezes que cresci acostumado com aparelhos que me obedeciam instantaneamente, sem problemas. Bastava teclar "Play" e "Stop". Não se ficava olhando ansiosamente para ver se funcionariam ou não. Sabia-se que iriam funcionar. E funcionavam.

Hoje, já há bastante tempo, vivemos numa era de insegurança tecnológica. O significado de "defeito" foi perigosamente relativizado. Se alguma coisa emperra no computador, pode haver mil causas, todas consideradas justificáveis. "Você tem que atualizar o software." "O sistema operacional deve estar obsoleto." Ou o pior de tudo: "É bug." Digamos que "é bug" tornou-se uma explicação aceitável e tolerada para o que seria, na verdade, uma falha gravíssima que deveria ter sido detectada na fase de testes. Mas tudo bem, logo virá uma nova versão do software que "corrige os bugs da anterior". Na prática, muitas vezes, essa correção introduz novos incômodos.

Ou seja: não adianta praguejar. Como escrevi em um de meus primeiros textos do Blog, é assim mesmo (leiam aqui). Era assim mesmo em 2004, quando redigi o comentário indicado, e continua sendo em 2019.

Sempre tive receio de atualizar o sistema operacional. Deveria ser um processo simples e indolor, mas raramente é. O caso mais grave foi quando caí no chamado "loop do reparo automático" e o computador simplesmente não abriu. Por sorte eu tinha um velho notebook pelo qual pude buscar ajuda no YouTube. Imprimi a "receita de bolo" e a deixo constantemente à mão para qualquer eventualidade.

Pois nesta semana fui coagido (a palavra é essa mesma) a atualizar novamente o sistema. Quando isso acontece, no mínimo, várias configurações que eu tinha feito se perdem e tenho que começar tudo de novo. Quando minha tela usual apareceu, dei um suspiro de alívio. Dos males, o menor. Mas ainda viriam algumas surpresas.

Hoje pela manhã, eu estava quebrando a cabeça para, pela milésima vez, autorizar meu computador a carregar os audiobooks que compro da Audible. Foi uma das consequências da citada atualização. Em meio ao procedimento, tocou a campainha. Ah, lógico, eu quase tinha esquecido. Estava agendada uma visita técnica da NET para verificar minha TV a cabo. Meu receptor não estava acessando os canais acima do 500, ou seja, os de alta definição.

Em geral, não tenho queixas da NET. O atendimento deles sempre foi ótimo e eficaz. Dessa vez não foi exceção, só que o rapaz teve que instalar três aparelhos novos para achar um que funcionasse. Aí ele atualizou as configurações e deu tudo certo.

Vai chegar um dia em que nossos carros pararão no meio da estrada e o painel exibirá uma mensagem: "Atualize o firmware."

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Pior que é bem possível que isso aconteça com os carros.

9:23 PM  

Postar um comentário

<< Home