domingo, julho 28, 2019

Secos e Molhados em detalhes

"Primavera nos Dentes" não é a primeira biografia dos Secos e Molhados, como afirmou seu autor em entrevistas. Antes, tivemos "O Doce e o Amargo dos Secos e Molhados", uma versão expandida e atualizada da tese de mestrado de Vinicius Rangel Bertho da Silva. Gérson Conrad, ex-integrante do grupo, também nos legou um um sucinto mas válido relato da trajetória do conjunto, intitulado "Meteórico Fenômeno". As entrevistas realizadas por Charles Gavin para o programa "O Som do Vinil", do Canal Brasil, focalizando o primeiro LP dos Secos, foram lançadas na íntegra em forma de livro. Em 1974, houve uma publicação pela editora Nórdica com fotos, entrevistas e matérias sobre o trio João, Ney e Gérson, para coincidir com o lançamento do segundo LP, inclusive com capa igual (assemelhava-se aos volumes que hoje acompanham os relançamentos de luxo em CD).

Curiosamente, Miguel de Almeida não consultou nenhum dos títulos acima para escrever seu livro. Nem as biografias já publicadas de Ney Matogrosso. É louvável quando um biógrafo vai em busca de informações na fonte em vez de apenas reciclar as existentes. E ele fez o seu dever de casa, entrevistando os três ex-integrantes (até o arredio João Ricardo, que sempre se recusa a colaborar com livros e documentários, cooperou dessa vez) e também os músicos Willy Verdaguer, Tato Fischer e Emilio Carrera, o ex-empresário Moracy do Val e o fotógrafo Antônio Carlos Rodrigues, que fez as capas dos dois LPs, entre outros personagens. Mesmo assim, teria valido a pena dar uma espiada, por exemplo, na tese de Vinicius Rangel, com seus preciosos depoimentos da saudosa Luhli (que Miguel diz ter chegado a entrevistar) e Gérson Conrad. Talvez aí alguns pequenos erros e omissões (que serão comentados adiante) pudessem ter sido evitados.

Mas não há dúvida: "Primavera nos Dentes" é a biografia definitiva da formação clássica dos Secos e Molhados. Aqui temos uma narrativa minuciosa, quase visual, de como os personagens desta história vieram a se conhecer, formar o grupo, passar pelo olho do furacão, enfrentar crises e, por fim, se separar. Pela primeira vez tomamos conhecimento de como Ney de Souza Pereira adotou o sobrenome artístico de Matogrosso, algo que nem as biografias do cantor informam com clareza. Também o motivo pelo qual o baterista Marcelo Frias posou para a capa do primeiro LP mas depois saiu do grupo é contado em detalhes, confirmando algumas informações que já se tinham. Os problemas com a censura, com a polícia, com fãs mais agressivos, está tudo no livro.

A colaboração de João Ricardo com o biógrafo rendeu frutos: o compositor teve sua importância reconhecida na medida exata. O autor dá voz aos três ex-integrantes em igualdade de condições, apresentando inclusive versões contraditórias de certas passagens, deixando que o leitor tire suas conclusões. A lenda de que o Kiss copiou a maquiagem dos Secos e Molhados não pode ser ignorada, ela já faz parte da história do grupo brasileiro. Mas Miguel de Almeida não hesita em descartar a hipótese de que os empresários americanos que procuraram os Secos no México tenham levado a ideia das máscaras para a banda estadunidense, diante do cristalino e irrefutável fato de que, quando houve a viagem dos Secos ao exterior, já fazia três meses que o primeiro LP do Kiss havia sido lançado. Já o testemunho de Zé Rodrix de que Gene Simmons e Paul Stanley teriam comido uma feijoada na casa dele o autor não elimina por completo, mas deixa nas entrelinhas que o músico brasileiro poderia estar equivocado quanto à identidade dos dois rapazes. E é aí que surge o erro inicial: o primeiro show do Kiss com a maquiagem tradicional aconteceu em março, não dezembro de 1973, como diz o livro. A informação correta do mês teria praticamente excluído a hipótese de Rodrix estar certo em sua lembrança.

Outros erros de menor importância: "Flores Astrais" é a segunda, não primeira, faixa do segundo LP dos Secos e Molhados. No último compromisso de João, Ney e Gérson como integrantes do grupo, foram gravados dois clipes para o Fantástico: "Flores Astrais" e "Tercer Mundo". O livro cita apenas o primeiro. Teria sido interessante ler a opinião do autor sobre a maquiagem bem mais discreta usada por Ney no segundo clipe. E por que não informar ao leitor que o verdadeiro sobrenome de Gérson é Conrradi? Miguel de Almeida atribui o nome Conrad até mesmo ao pai do músico.  

Se "Primavera nos Dentes" é um trabalho quase perfeito de pesquisa e redação sobre a formação clássica dos Secos e Molhados, fãs do compositor João Ricardo sentirão falta do restante de sua obra. Após lançar dois ótimos discos solo em 1975 e 1976, João trouxe de volta o velho grupo com nova formação em 1978. O livro até cita o sucesso "Que Fim Levaram Todas as Flores?", mas se limita mencionar o CD mais recente do músico, Chato Boy, de 2011, em dupla com Daniel Iasbeck. Seria interessante que alguém se dispusesse a biografar o criador do grupo, que tem uma história bastante rica e multifacetada.

Por fim, "Primavera nos Dentes" inclui 32 páginas com fotos em preto e branco, quase todas do fotógrafo Ary Brandi, que merece um capítulo à parte ao final.

6 Comments:

Blogger José Elesbán said...

É. Bela resenha.

7:37 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Obrigado!

9:47 PM  
Blogger Paulo Back said...

Outro erro foi ele descreber a foto de uma das primeiras reportagem como sendo de Joao Ricardo, Gerson e Zé Rodrix.
Ora... é o Ney de bigode.

8:07 PM  
Blogger Paulo Back said...

Emilio, e por q cargas d agua o visual espalhafatoso foi abandonado p os videos tercer mundos e fls astrais? Sera q seria indicio de uma reformulacao q nao houve, ou simplesmente nao se importaram mais?

8:11 PM  
Blogger Paulo Back said...

Mas o livro é muito bom. Tomara q um dia os videos e apresentacoes para tv reaparecam. Vai q estao trancados a 7 chaves em um cofre na casa do JR

8:13 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Quanto ao visual, acho que eles já estavam experimentando mudanças. Talvez o Ney adotasse uma maquiagem mais discreta com aquela máscara ocasionalmente por cima.

10:04 PM  

Postar um comentário

<< Home