segunda-feira, julho 22, 2019

Corra que o DVD está aí

Se você ainda coleciona DVDs nestes tempos em que o streaming tenta dominar o mundo, não perca este lançamento sensacional e mais do que bem-vindo. A série "Police Squad", criada pela rede de TV americana ABC em 1982, foi a precursora dos filmes "Corra que a Polícia Vem Aí". O humor absolutamente genial e criativo dos episódios, infelizmente, não teve a audiência esperada e a série foi cancelada com apenas seis apresentações. Numa entrevista de oito minutos que consta dos extras, o ator principal Leslie Nielsen opina que a fórmula do roteiro exigia atenção exclusiva para ser apreciada, algo impossível de se conseguir no ambiente de casa, diante do televisor. Por isso o projeto foi transposto com sucesso para a tela grande do cinema.
De fato, as piadas, tiradas sutis e frases de duplo sentido (nem sempre traduzíveis) se sucedem rapidamente. E é justamente este o atrativo da série: um humor inteligente e diferenciado. Dois elementos presentes nos episódios não foram reutilizados nos filmes. Um deles é a "imagem congelada" ao final de cada história. Se você ainda não sabe do que se trata, não vou estragar a surpresa - assista! O outro é o engraxate Johnny (o ator William Duell), que sabe dar informações a todos sobre tudo, contanto que lhe paguem seu preço. O detetive Frank Drebin sempre o consulta para saber o próximo passo em sua investigação. Em seguida, aparece uma celebridade do mundo real para também fazer uma pergunta. No sexto e último episódio, o apresentador de TV Dick Clark questiona sobre ska, o ritmo do momento, para decidir se o apresenta ou não em seu programa.

Nos extras, apenas a entrevista de Leslie Nielsen está legendada em português. Quem não entende inglês deixará de aproveitar os comentários dos produtores David Zucker, Bob Zucker, Jim Abrahams e Bob Weiss no quinto episódio e do roteirista Robert Wuhl no sexto. Também ficou sem tradução o minidocumentário "Behind the Freeze Frames" (por trás das imagens congeladas). Ao menos, mantiveram o material e seus respectivos áudios na edição brasileira. Já houve casos odiosos de "excluir para não precisar legendar". De qualquer forma, não percam este DVD.