CRÔNICAS, PENSAMENTOS E COMENTÁRIOS DIVERSOS. ESTE BLOG NÃO É RECOMENDADO PARA QUEM NÃO SABE CAPTAR IRONIAS. SE CHEGOU AQUI POR ENGANO, APROVEITE PARA CONHECER O BLOG. MAS TAMBÉM APRENDA A USAR CORRETAMENTE O GOOGLE. NÃO ADIANTA "PEDIR" O QUE VOCÊ QUER VER, QUE ELE NÃO É NENHUM GÊNIO DA LÂMPADA. SAIBA ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE E USE ASPAS QUANDO QUISER ACHAR UMA EXPRESSÃO EXATA.
terça-feira, fevereiro 19, 2019
Visão do passado
A foto acima (cliquem para ampliá-la) foi publicada em uma edição especial da revista Manchete de 1968. Ela mostra como era o edifício em que eu morava, no caso, o Marechal Trompowsky, na época também conhecido como GBOEx, em Porto Alegre. Ele existe até hoje. Observem a Av. Mauá sem muro, com árvores e mão dupla. Dá pra examinar também os arredores e verificar o que mudou. Aparece ainda o antigo prédio da Caixa Econômica Federal e, no alto à direita, o Edifício Marechal Mallet, ex-Grande Hotel, já chamuscado do incêndio do ano anterior.
Agora prestem atenção na sacada que aparece bem acima, à esquerda, neste recorte. Tem alguma coisa ali meio inclinada que a torna diferente das outras, não? Pois vejam abaixo:
Era uma grade adicional que a mãe deste menino aí mandou colocar, para evitar que ele caísse do nono andar. Sabem como é, mãe é mãe. É curioso pensar que um pequeno vestígio de nosso lar, de nossa intimidade, acabou sendo registrado numa foto para todo o Brasil. E hoje podemos pesquisar esse material.
Se um dia tiver a oportunidade de presentear-te, darei uma LUPA gigante pois tuas fotos antigas provocam uma curiosidade imensa nos teus leitores. Como canceriana, AMO tudo que é antigo, acho que cada objeto tem impresso um pouco do DNA do seu dono. Obrigado por existir, Emílio.
Jornalista free-lancer apaixonado por música. Minhas colaborações mais frequentes foram para o International Magazine, mas já tive matérias publicadas em Poeira Zine e O Globo. Também já colaborei com os sites Portal da Jovem Guarda e Collector's Room. Em 2022, publiquei "Kleiton & Kledir, a biografia". Aqui no blog, escrevo sobre assuntos diversos.
2 Comments:
Se um dia tiver a oportunidade de presentear-te, darei uma LUPA gigante pois tuas fotos antigas provocam uma curiosidade imensa nos teus leitores. Como canceriana, AMO tudo que é antigo, acho que cada objeto tem impresso um pouco do DNA do seu dono. Obrigado por existir,
Emílio.
Obrigado, Vera.
Postar um comentário
<< Home