terça-feira, fevereiro 19, 2019

Visão do passado

A foto acima (cliquem para ampliá-la) foi publicada em uma edição especial da revista Manchete de 1968. Ela mostra como era o edifício em que eu morava, no caso, o Marechal Trompowsky, na época também conhecido como GBOEx, em Porto Alegre. Ele existe até hoje. Observem a Av. Mauá sem muro, com árvores e mão dupla. Dá pra examinar também os arredores e verificar o que mudou. Aparece ainda o antigo prédio da Caixa Econômica Federal e, no alto à direita, o Edifício Marechal Mallet, ex-Grande Hotel, já chamuscado do incêndio do ano anterior.
Agora prestem atenção na sacada que aparece bem acima, à esquerda, neste recorte. Tem alguma coisa ali meio inclinada que a torna diferente das outras, não? Pois vejam abaixo:
Era uma grade adicional que a mãe deste menino aí mandou colocar, para evitar que ele caísse do nono andar. Sabem como é, mãe é mãe. É curioso pensar que um pequeno vestígio de nosso lar, de nossa intimidade, acabou sendo registrado numa foto para todo o Brasil. E hoje podemos pesquisar esse material.

2 Comments:

Anonymous Vera Bombardelli said...

Se um dia tiver a oportunidade de presentear-te, darei uma LUPA gigante pois tuas fotos antigas provocam uma curiosidade imensa nos teus leitores. Como canceriana, AMO tudo que é antigo, acho que cada objeto tem impresso um pouco do DNA do seu dono. Obrigado por existir,
Emílio.

10:07 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Obrigado, Vera.

6:46 PM  

Postar um comentário

<< Home