terça-feira, dezembro 18, 2018

Finalmente no Spotify

Em 2012, escrevi um comentário rápido aqui no Blog intitulado "Álbuns (LPs/CDs) completos no YouTube". Ali eu falava da praticidade de se poderem ouvir discos completos no YouTube sem precisar comprá-los e sem ficar baixando e enchendo meu HD com arquivos pirateados. Pois, antes tarde do que nunca, resolvi aderir ao Spotify. Não é gratuito, mas a mensalidade é irrisória. Como não tenho smart phone, só uso no computador, mesmo. Mas já me basta. Estou sempre fazendo alguma coisa no PC, então é uma maravilha poder entrar no site e escolher algum álbum para ouvir a meu bel prazer.

Eu fico imaginando que, se já existisse algo assim na minha adolescência, meu conhecimento de música seria hoje dez vezes maior. Na era pré-Internet rápida (ou seja, no mínimo, quatro décadas da minha vida), eu dependia de rádio, discos emprestados e audições breves de LPs/CDs em lojas - confiando nas dicas das revistas especializadas - para expandir minha cultura musical. Quando comecei a trabalhar, passei a comprar mais LPs e CDs, então meu conhecimento correspondia ao meu acervo. Mas, à medida em que fui ficando mais velho e atarefado, fui perdendo o ânimo de descobrir novos artistas. 

Eu lembro que já fiquei enstusiasmado com a possibilidade de ouvir amostras de músicas no site da Amazon. Meus amigos que me acompanhavam em lojas de discos nos anos 70 devem se recordar que eu ouvia rapidamente cada faixa de um LP. Não precisava de mais de alguns segundos para saber se uma música me agradava ou não. Em caso afirmativo, eu iria ouvi-la com calma em casa, depois. Já comentei sobre isso aqui, em 2007. Logo, os "sound bites" da Amazon já me satisfaziam.

Mas hoje posso ouvir álbuns inteiros com na tranquilidade do meu lar. Se algum deles me agradar em especial e não for difícil de conseguir, posso comprá-lo em CD, depois. O único senão é que o Spotify não é exatamente completo ou perfeito. Geralmente se acha lá o mesmo que na loja do iTunes e nas opções em mp3 da Amazon (não disponíveis para venda a clientes no Brasil), inclusive os erros. Por exemplo: lembram da banda europeia Majority One, que cantava "Because I Love" e "Rainbow Rocking Chair"? O que se encontra sob o título da coletânea do grupo são faixas do cantor americano Biff Rose. O disco "Aqui", dos Almôndegas, que consta nas plataformas digitais não é o segundo LP do conjunto gaúcho (que a gravadora Discobertas relançou em  2012), mas uma coletânea com a mesma capa que saiu em 1995 ("Canção da Meia-Noite", no caso, só aparece na miscelânea "Anos 70 -iCollection"). O disco "Pathfinder", do grupo Beggars Opera, não está disponível. Nem os álbuns da carreira solo de Brian May.

Tive um pequeno problema para me cadastrar no site, pois um usuário da Costa Rica havia inscrito um e-mail exatamente igual ao meu. Deve ter sido erro, pois consegui facilmente me apropriar da conta em questão, inserindo meus dados. A parte mais difícil foi me tornar premium, pois meu cartão de crédito era recusado por ser de outro país. Mas não por muito tempo. Agora vou poder conhecer discos que acabaram escapando a meus garimpos sem precisar comprá-los, pedi-los emprestados ou pirateá-los. Mas não só isso. Não deixei de ser colecionador, mas confesso que, quando estou no computador, acho mais prático rodar um CD de minha coleção pelo Spotify do que procurá-lo no palheiro dos meus armários e caixas.