segunda-feira, setembro 03, 2018

Museu Nacional

Quem me conhece, sabe do meu apreço por museus e afins. Aliás, dizem que minha casa é um museu. E não deixa de ser, só falta organizá-lo. Por isso, é claro que estou muito triste com o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Uma tragédia irrecuperável para a História.

Por outro lado, sei que os ânimos estão acirrados, ainda mais em ano de Eleição Presidencial. Mas não concordo com a postura acusatória que está sendo assumida tanto por pessoas de esquerda quanto de direita. Um lado culpa o outro pelo ocorrido. Vocês sabem de minha posição política, mas este é um caso em que não cabe partidarização. Existem responsabilidades, sim, mas elas me parecem generalizadas e não específicas. Até que eventuais investigações provem o contrário.

A propósito, o que está sendo feito pelo Museu de Comunicação Hipólito da Costa, em Porto Alegre? E quando poderemos frequentar o arquivo de jornais livremente de terça a sábado, como era antes, e não apenas duas tardes por semana com hora marcada? São só perguntas.

2 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Pois é. E bem que poderia haver um projeto para digitalização dessa hemeroteca do Museu de Comunicação Social.

9:56 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Parece que já existe. Mas poder pegar os jornais na mão tem uma vantagem. Às vezes encontro digitalizações muito ruins na Internet. Textos ilegíveis ou fotos borradas. Achei uma notícia do meu tio quando jovem, mas a foto em que ele aparece é apenas um borrão preto. Assim que puder, quero pesquisar esse jornal no Museu para tirar uma "foto da foto" com boa qualidade.

10:17 PM  

Postar um comentário

<< Home