sábado, maio 26, 2018

"More of the Monkees" em edição de luxo

Chegou a vez de o segundo LP dos Monkees, "More of the Monkees", ganhar sua edição de luxo. A história de como a gravadora Rhino começou a lançar caixas com três CDs, livreto e outros itens para reeditar a obra dos Monkees já foi contada aqui, quando saiu o "Meet the Monkees" nesse formato. 

Curiosamente, "More of the Monkees" foi o álbum mais vendido da carreira do grupo americano. Embora tenha canções memoráveis como "Mary, Mary", "(I'm not Your) Steppin' Stone", "Your Auntie Grizelda" (um impagável vocal solo de Peter Tork), "I'm a Believer" e a especialmente bonita "Sometime in the Morning", esse não é um dos melhores trabalhos do grupo. O quarteto ainda estava sob total controle do produtor Don Kirschner, que determinava o que e como deveria ser gravado. E, como logo se ficou sabendo, os integrantes não tocavam, apenas cantavam, em seus próprios discos.

Entre as faixas extras, há algumas inéditas e outras que já haviam sido mostradas em relançamentos anteriores ou na série de raridades "Missing Links". Destaque para gravações ao vivo (com Michael Nesmith na guitarra, Peter Tork no baixo e Micky Dolenz na bateria) em que os vocais solo quase desaparecem, pois a intenção era que fossem regravados para exibição na série de TV. Há também uma divertida versão alternativa de "Look Out (Here Comes Tomorrow)" em que Peter Tork "explica" os trechos instrumentais: "Sem este solo a música ficaria muito curta", "este é o fade, em que a música vai baixando e o locutor de rádio começa a falar por cima". Aparecem também gravações diferentes de "Words" e "I Don't Think You Know Me", esta a única a ter sido gravada com vocal solo de cada um dos quatro (aqui aparecem faixas com vocais de Peter Tork e Michael Nesmith).  

Um item desnecessário na minha opinião, mas que dá um toque de exotismo ao pacote, é o single "I'm a Believer/I'm Not Your Steppin' Stone". Quem tiver toca-disco em casa vai poder rodar o disquinho em 45 RPM, desfrutando de um nostálgico som de vinil.

(Um comentário pessoal: encomendei essa edição ainda em 2017. O pacote saiu dos Estados Unidos no dia 22 de dezembro e chegou na semana passada. Quem espera sempre alcança.)