sábado, julho 29, 2017

Plauto Cruz

Um dos maiores flautistas do Brasil faleceu ontem à noite, sexta-feira, aos 87 anos: o gaúcho Plauto Cruz. O LP acima foi o primeiro lançamento da gravadora Isaec, em 1978.
A grandiosidade de Plauto em seu instrumento foi reconhecida ao ser ele o escolhido para o disco "O Fino da Flauta", da série "O Fino", em 1980.
Quando foram se apresentar no Festival da Tupi, em novembro de 1979, os irmãos Kleiton e Kledir, estreando como dupla, aproveitaram a oportunidade para levar com eles músicos de destaque do Rio Grande do Sul. E assim foram acompanhados por Giba Giba na percussão, Xuxu da Gaita e, na flauta, claro, Plauto Cruz. Ao chamá-los para reapresentar a concorrente "Maria Fumaça", após o anúncio de que se classificara para a final, o mestre de cerimônias Ziraldo fez uma menção em tom de homenagem ao flautista, que agradeceu aos aplausos da plateia.
Aqui está a gravação do citado festival, gentilmente cedida por Luiz Juarez Pinheiro. Infelizmente o YouTube fez um belo estrago em minha edição, congelando imagens para excluir fotos e créditos. Apesar dessa incômoda censura, o áudio foi preservado.