terça-feira, julho 18, 2017

Mais David Bowie ao vivo

Depois de um lançamento especial em vinil para o Record Store Day, o álbum duplo ao vivo Cracked Actor agora também está disponível em CD importado. É mais um show de David Bowie que, após anos circulando em discos piratas (bootlegs) com excelente qualidade, ganha uma edição oficial (os outros foram Santa Monica 1972, Nassau Coliseum 1976 e Montreal 1987). Talvez não tenha sido uma boa ideia escolher "Cracked Actor" como faixa título, pois é também o nome de um especial de TV que foi ao ar na BBC1 em 1975. Embora as imagens de palco sejam da mesma temporada no Universal Amphiteatre em Los Angeles, a gravação dos CDs é de 5 de setembro de 1974, enquanto o programa foi registrado no dia 2.

O grande atrativo desse concerto sempre foi uma brilhante interpretação de "It's Gonna Be Me", balada soul inédita que acabou não entrando no álbum Young Americans. Bowie a gravou nas sessões do disco, mas ela só sairia oficialmente em 1990, na primeira de muitas séries de relançamentos de sua obra. É o mesmo caso de "John I'm Only Dancing (Again)", releitura em estilo discotheque de um antigo clássico do cantor, que encerra a apresentação. De resto, as músicas são praticamente as mesmas de David Live, que contém um dos shows do Tower Theater, na Filadélfia, no começo da turnê. Nos casos das canções em duplicidade, prefira as versões anteriores.

É uma pena que não existam mais registros com boa qualidade dos shows de 1974. Bowie não excursionaria para promover Young Americans, mas a parte final da última turnê já incluíra várias composições do novo trabalho. Ironicamente, as duas que estão neste álbum não entraram no LP de estúdio. Foi também a estreia da nova imagem do chamado "camaleão", já preparando seus fãs para o estilo de soul music que ouviriam no próximo disco.

Cracked Actor é um bem vindo resgate histórico de David Bowie, mas somente para iniciados e colecionadores.