domingo, fevereiro 19, 2017

Beatles, Kiss e Continental


Com um pequeno atraso, anuncio aqui a estreia de Zeca Azevedo no site Sul21. A cada 15 dias ele escreverá sobre seu assunto preferido: música, obviamente. Em seu primeiro texto, ele comenta o álbum Sgt. Pepper's, dos Beatles, que comemora 50 anos neste ano. Interessante que ele começa falando na Discoteca Pública Nato Hehn, de Porto Alegre, no tempo em que ficava na rua Otávio Rocha. Eu estive lá em algumas ocasiões entre 1979 e 1980. Ouvi várias vezes o LP Long May You Run, de Neil Young e Stephen Stills. Era um dos poucos que eles tinham que me interessava e ainda não constava em minha coleção. Zeca, entre outras coisas, analisa o "revisionismo" que acabou questionando a posição do disco dos Beatles como o melhor não só do grupo mas de todos os tempos. Para ler, cliquem aqui.
De vez em quando encontro pessoas tão ou mais obstinadas do que eu em tirar fatos a limpo. Em uma página do Facebook criada para promover o livro ainda não lançado "Magic - Kiss Kronicles 1973 to 1983", o administrador (presumo ser o autor, Ros Radley) postou imagens diversas para provar que o primeiro LP do Kiss saiu oficialmente no dia 8 de fevereiro de 1974 e não 18, como consta em várias publicações. São só dez dias de defasagem, mas é o suficiente para que seja feita a retificação. A informação incorreta foi publicada em uma das primeiras biografias do grupo, "Kiss - The Real Story", de 1980. A partir dali, o erro foi reciclado. A foto acima é meramente ilustrativa. Para ver as imagens em tamanho maior, confiram no Facebook clicando aqui. E para ler meu texto "Obstinação pela verdade", cliquem aqui.
Lucio Haeser, que em 2007 publicou o excelente livro "Continental, a Rádio Rebelde de Roberto Marinho" (cliquem aqui para ver minha cobertura do lançamento), decidiu dar um verdadeiro presente aos fãs da saudosa emissora: vai postar no YouTube as gravações das entrevistas que ele realizou durante a fase de pesquisa da obra. Para começar, disponibilizou quase meia hora de sua conversa com Fernando Westphalen, o idealizador da rádio. Está no vídeo aí em cima.

Boa volta ao horário de inverno para todos.