terça-feira, janeiro 31, 2017

John Wetton (1949-2017)

Falei nele ainda em dezembro, quando morreu Greg Lake. Comentei que ambos fizeram parte do King Crimson, tinham vozes parecidas e que Lake o substituiu por um curtíssimo prazo no Asia. Pois agora foi a vez dele: John Wetton faleceu hoje, aos 67 anos, de câncer. Um grande músico e cantor que havia retornado ao Asia quando a banda reuniu a formação clássica em 2006. O Asia estava em turnê, mas Wetton teria que se afastar para tratamento e seria substituído por Billy Sherwood, que já tocou com o Yes. Vamos ver o que acontecerá agora. O CD/DVD/Blu-ray Symfonia: Live in Bulgaria 2013, do Asia, está prestes a ser lançado.
Meus CDs do Asia. Nem todos trazem Wetton no vocal, mas de qualquer forma vocês podem ter uma ideia do meu interesse pelo grupo. Gold inclui os três primeiros álbuns em dois disquinhos.

Tenho também duas edições da biografia oficial, escrita por David Gallant. Li a primeira delas, "The Heat Goes On",  em minhas férias do final de 2007, como anunciei que faria (ver aqui). A versão atualizada chamou-se "Heat of the Moment". Nenhuma está à venda!
Imagem capturada do DVD da caixinha The Tokyo Tapes, com gravação ao vivo de 1996 na banda do ex-Genesis Steve Hackett (o guitarrista à esquerda), tocando o repertório do grupo da fase Peter Gabriel. Wetton, além de bom baixista, era um requisitado vocalista.

P.S.: Para saber mais sobre John Wetton e as bandas pelas quais passou, leiam os ótimos textos dos críticos Fabian Chacur e Ricardo Schott.