quarta-feira, dezembro 28, 2016

Novidades de João Ricardo

Leio na página oficial dos Secos e Molhados do Facebook que vêm aí duas novidades do criador do grupo, o português de nascimento e brasileiro por adoção João Ricardo. Primeiro, como anuncia a imagem acima, em fevereiro será lançado o disco ao vivo que ele e Daniel Iasbeck gravaram em 2012. Esse trabalho já está disponível no YouTube desde 2013, inclusive com a capa inicialmente projetada, mas acabou não saindo. Talvez o nome Secos e Molhados ao Vivo pudesse causar confusões para quem não acompanhou a carreira de João depois da fase áurea da banda. Pois desta vez o álbum vai se chamar Secos e Molhados ao Vivo 2012 e terá uma foto do show na fachada. João Ricardo é excelente compositor e aqui suas músicas - tanto as de maior sucesso quanto as menos conhecidas do grande público - ganharam belos arranjos acústicos a duas vozes. Destaque para "Ancoradouro", "Assim Assado" e "Flores Astrais".* É uma pena que ele e Daniel Iasbeck não estejam mais trabalhando juntos. Foi uma parceria que, ao menos musicalmente, deu certo enquanto durou. Daniel também tocou no disco Puto (2007), de João Ricardo, e Chato Boy (2011), creditado aos Secos e Molhados.
Por fim, 2017 também nos trará um álbum inédito de João sob a alcunha Secos e Molhados. O compositor já usou o nome do grupo em discos solo antes, de forma que não se sabe se haverá mais alguém com ele no estúdio. As notícias virão com o tempo. Mas o fato em si de ele estar voltando à ativa já é motivo de comemoração para seus fãs. Muitos culpam João Ricardo pelo fim da formação clássica da banda em 1974, mas se esquecem de lhe dar crédito por ter criado o projeto musical em primeiro lugar. Por ter composto a maioria das músicas e montado aquela obra maravilhosa. Uma obra que teve continuidade com ele e com outros músicos e cantores que o acompanharam. Bem vindo de volta, João Ricardo!

*P.S.: Se a lista de faixas no site da Amazon estiver correta, o lançamento oficial terá apenas 12 faixas, menos da metade das 28 que ainda estão disponíveis no YouTube no momento em que estes caracteres são teclados. Com isso, ficaram de fora duas das três que eu citei como destaque, no caso, "Assim Assado" e "Flores Astrais". Uma pena. Esse show merecia lançamento completo. E também o programa "Feira Moderna", que parece ter sido gravado na mesmíssima ocasião, poderia sair em DVD. Outra dúvida é se o álbum estará disponível em CD físico ou somente para download. Aguardemos.