segunda-feira, maio 02, 2016

Renato e Seus Blue Caps na Selva de Pedra

Minha admiração pela banda Renato e Seus Blue Caps não é segredo para ninguém. É uma paixão musical de infância que foi reacendida na pré-adolescência, quando comecei a ouvir música para valer aos 11 anos e não parei mais. Tive a honra de escrever a biografia deles para a revista Poeira Zine. Mas só recentemente fiquei sabendo de uma curiosidade: o grupo fez uma participação no último capítulo da "Selva de Pedra" original. Em Porto Alegre os episódios eram exibidos com defasagem em relação ao Rio, mesmo assim foi em 1973 que estas cenas foram mostradas aqui. Eu teria ficado enlouquecido se alguém me falasse, na época, mas quem viu não deve ter reconhecido o conjunto. E foi bem no auge do meu interesse por eles. Eu estranhava que eles quase não apareciam na TV. Pois quem diria: eles estiveram em uma novela da Globo! Participaram tocando "The Goddess of Love", de The Gentrys, num estilo que lembra Santana, numa cena de festa. Na foto acima, vemos o tecladista Scarambone e o guitarrista e líder Renato.
A única tomada em que Cid está visível, bem à direita. Os outros dois são o guitarrista Pedrinho (à esquerda) e o baterista Gélson (no centro).
Aqui Gélson mais de perto.
E Pedrinho de novo. Como bem observou um leitor nos comentários: "Nessa última foto dá pra ver, logo à esquerda de Pedrinho, um headstock de um baixo modelo Fender, provavelmente de Paulo Cesar Barros. Pedrinho está com uma guitarra Rickenbacker." De fato, Pedrinho era o baixista até que Paulo César, irmão de Renato, voltou para o grupo em 1971 e ficou até 1973. Capturei essas imagens da edição em DVD da novela. Já faz tempo que foi lançada, então achei melhor comprar logo antes que saia de catálogo.

6 Comments:

Blogger Administração B Uemg said...

Nessa última foto da pra ver logo a esquerda de Pedrinho, um headstock de uma baixo modelo fender, provavelmente de Paulo Cesar Barros. Pedrinho está com uma guitarra Rickenbacker (repare no headstock as 6 tarraxas que a compõe).

formação (1972 a 1973) Renato Barros, Paulo César Barros, Cid, Scarambone, Pedrinho, Gelson
informação colhida da wikipedia.

11:16 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Bem observado, PC Barros voltou para o grupo e tocou nos LPs de 1971 e 1972. No de 1973 (sempre no final do ano, dezembro, para as vendas de Natal) parece que ele só cantou com Michael Sullivan em "Se Você Soubesse" e já estava com um pé fora. Vou fazer a retificação.

5:33 PM  
Blogger Administração B Uemg said...

Você teria o vídeo da novela para postagem? gostaria de ver a apresentação deles, por mais breve que seja. Meu primeiro contato com RSBC foi com o Lp de 1974, junto do Pholhas "dead faces" e essa foi a minha formação logo de infância a me influenciar no gosto pelo rock. Depois veio todo o resto que compõe meu setlist de bandas nacionais e internacionais nas mais variáveis vertentes do rock.

9:41 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Isso tem no YouTube. Foi ali que vi pela primeira vez:

https://www.youtube.com/watch?v=yjO787K_h7Y

9:56 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

E a música que eles estão tocando é "Goddess of Love", de The Gentrys.

https://www.youtube.com/watch?v=Y7UAhH2s28o

9:59 AM  
Blogger Claudio said...

Fui eu que postei o vídeo!

8:58 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home