domingo, agosto 02, 2015

Rapidinhas

Novamente cá estou eu ocupadíssimo, deixando um sinal de vida para os que aqui vêm esperançosos de encontrar algo novo. Não sou muito de jogar conversa fora (apesar de eventualmente "ejetar tertúlias", como vocês já viram). Prefiro me demorar e preparar um texto mais elaborado sobre um tema. Mas, na impossibilidade disso, ao menos por ora, vamos às "rapidinhas".
-*-
Estou terminando a maratona de escutar os sete shows da caixa "Progeny", do Yes. São 14 CDs incluindo apresentações realizadas entre 31 de outubro e 15 de novembro de 1972. O baterista Alan White era novo na formação, substituindo Bill Bruford, que chegara a tocar no mais recente disco de estúdio da banda, o ótimo Close to the Edge. É sem dúvida uma overdose, mas quem é fã não só aguenta como se deleita em ouvir sete vezes o mesmíssimo repertório, com pouquíssimas diferenças nos detalhes. Breve um comentário mais detalhado sobre o material.
-*-
Nos anos 70, o cantor Johnny Mathis já não tinha exatamente um "repertório próprio". A exemplo de outro artista da CBS, o maestro Ray Conniff, ele regravava os sucessos do momento a cada novo LP. Mas houve uma exceção. Em 1974 ele realizou um trabalho com o produtor Thom Bell, lenda da soul music que já produziu Dionne Warwick, Elton John e Spinners, entre muitos outros. Essas gravações foram reunidas no CD duplo Life is a Song Worth Singing - The Complete Thom Bell Sessions. Inclui a íntegra de dois discos originais (I'm Coming Home e Mathis is...) e várias faixas-bônus. Estou ouvindo e gostando bastante. Mathis é um grande cantor, mas minha fase preferida dele é a do final dos anos 50 e começo dos 60, em que ele gravava músicas mais adequadas à sua voz e não exagerava tanto no vibrato. Em 1973 ele cantou no Clube do Comércio de Porto Alegre, na gestão do meu pai como presidente, e me deu um autógrafo. Lembro dele na minha frente, bem mais alto que eu, perguntando, em português: "Seu nome...?"
-*-
Vem aí uma semana bem complicada para nós, gaúchos. Rezemos. Não votei em Sartori, mas não estou nem um pouco exultante com o que está acontecendo. Afinal, ele é o nosso Governador e estamos todos no mesmo barco. Boa semana a todos nós!