O novo Yes
Como bem observou um fã, hoje o Yes não tem mais nenhum membro original no time. Se já era difícil para os velhos seguidores aceitar outro cantor que não Jon Anderson, desta vez a rejeição será ainda maior. O guitarrista Steve Howe e o baterista Alan White até podem ser considerados "fundadores honorários", pois pertenceram à formação clássica ao lado de Rick Wakeman nos anos 70. Mas o atual tecladista Geoffrey Downes está longe de ser uma unanimidade. Ele formava os Buggles em 1979 com o vocalista Trevor Horn quando os dois foram convidados a entrar para o Yes. Esse híbrido Yes-Buggles lançou um álbum em 1980 chamado Drama. Depois o grupo se desfez. Horn tornou-se um produtor de destaque, inclusive trabalhando com o Yes em 1983 em 90125 (aquele do "Owner of a Lonely Heart"). Downes teve uma longa trajetória com o Asia. Quando Trevor Horn foi chamado para, mais uma vez, produzir o Yes em 2010, decidiu resgatar as composições inéditas que criara com o grupo ainda em 1980. Aí seu velho parceiro Downes acabou voltando para os teclados. E ficando.
Quanto ao vocalista, diria que Jon Davison é um substituto à altura de seu xará Jon Anderson. O anterior, Benoit David, era ótimo, mas sem a mesma personalidade. Sou da opinião de que a melhor saída para uma banda que precisa de um novo cantor não é encontrar um xerox do substituído, mas alguém que consiga interpretar as músicas clássicas do repertório com estilo próprio, sem descaracterizá-las. Bons exemplos disso seriam Phil Collins no Genesis e Greg Lake no Asia (na turnê "Asia in Asia", lançada em VHS e laserdisc mas ainda inédita em DVD). Eu até gostei do Yes com Trevor Horn. Era outro padrão de voz, mas interessante. Bandas lendárias têm um nome a zelar e costumam ser exigentes na seleção de novos membros. Sempre acho curioso observar como um integrante recém chegado altera a química musical.
Como se vê no cartaz, o Yes fará shows juntamente com Toto. Isso pode não ter sido uma boa ideia. Yes é progressivo e Toto faz um pop esmerado, mas são públicos diferentes. Enquanto isso, eu me pergunto se o vocalista Jon Anderson e o tecladista Rick Wakeman não pensarão no caso de também montar uma turnê. O guitarrista Trevor Rabin poderia participar. O baterista Bill Bruford já se aposentou.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home