quinta-feira, junho 07, 2012

Para fãs dos Bee Gees

O formato "museu em livro" está em voga no mercado editorial angloamericano. São volumes que primam pelo esmero gráfico, geralmente de poucas páginas, mas com reproduções de fotos, documentos, pôsteres e itens diversos encartados. Para quem se interessa pelos temas enfocados, quase sempre na área de música ou histórias em quadrinhos, é impossível não se encantar com essas belas e caprichadas publicações.
"Treasures of the Bee Gees" foi lançado em setembro do ano passado, portanto bem antes do falecimento de Robin Gibb. Brian Southall é um autor de renome, já tendo escrito sobre temas tão variados do universo da música quanto a história dos estúdios Abbey Road e a passagem dos Sex Pistols pela EMI.  Aqui, restrito a 64 páginas, ele procurou dar uma visão geral da trajetória dos Bee Gees. A diagramação lembra a de uma revista, valorizando cada capítulo com ilustrações ricas e bem escolhidas.
Entremeados às páginas, encontram-se cinco envelopes de onde se podem retirar as reproduções históricas, como as que se veem nestas fotos.
Há um certo exagero no anúncio de que os encartes incluem "fotos Polaroid dos Bee Gees". Aí entra o fator marketing. De fato, as imagens acima foram emolduradas de forma a imitar o padrão das velhas impressões instantâneas. Mas é claro que as três foram obtidas a partir de negativos de fotógrafos profissionais. Uma delas, inclusive, é imediatamente identificável como sendo a da capa do LP Life in a Tin Can, de 1973
A fase "Embalos de Sábado à Noite" merece um capítulo próprio. Não se pode negar a importância desse perído na revitalização da carreira dos Bee Gees nos anos 70.
Mais brindezinhos removíveis.
O último capítulo deixa um nó na garganta, pois discute as pespectivas do tão esperado retorno dos Bee Gees com Barry e Robin. E eles chegaram a anunciar que voltariam. Pena que demoraram a colocar em prática. A vida passa depressa. Não devemos adiar tanto nossos planos. Enfim, este é um item obrigatório para os fãs dos Bee Gees. E uma bela homenagem ao legado do grupo.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

GOSTEI MUITO DA SUA INICIATIVA DE DIVULGAR O LIVRO, AGORA NÃO TENHO DÚVIDAS, VOU COMPRAR. UM ABRAÇO, TIBERIO CESAR.

8:29 AM  

Postar um comentário

<< Home