sexta-feira, março 16, 2012

Hermes Aquino na Billboard

Lembram quando anunciei que breve sairia uma matéria sobre Hermes Aquino em uma importante publicação de música de circulação nacional? Pois aí está: duas páginas na Billboard Brasil, com assinatura do experiente Márcio Pinheiro, que já foi crítico da Zero Hora, entre outros veículos. Tendo como gancho o relançamento dos álbuns de Hermes em CD, a reportagem resume a carreira do compositor gaúcho, cita os recentes shows no Ocidente e no Santander Cultural e inclui depoimentos do jornalista Juarez Fonseca e deste que vos escreve. Não deixem de ler.
Embora seja casualidade, o Beatlemaníaco Hermes deve estar adorando ter sido focalizado na mesma revista que traz Paul McCartney na capa. Como se não bastasse, as duas matérias estão em sequência, como se vê acima. E se a chamada de Paul foi "Viaje no tempo...", o texto sobre Hermes se intitula "Máquina do Tempo". De um jeito ou de outro, no tempo ou nas páginas impressas, o autor de "Nuvem Passageira" está sempre próximo de seus ídolos de Liverpool.

Mas este Blog não pode deixar de registrar uma curiosidade histórica. Muito antes de existir a Billboard brasileira, o nome de Hermes (ainda que com um pequeno erro no sobrenome) já havia sido citado na publicação original americana. A edição de 8 de janeiro de 1977 incluía a parada de sucessos do Brasil. "Nuvem Passageira" aparecia em 3º lugar. Na saudosa rádio Continental de Porto Alegre, um xerox desta página estava afixado na parede da sala do técnico Bertoldo Lauer Filho, com um agradecimento autografado do músico por cima. Por fim, vem mais um show dele por aí. Aguardem.

6 Comments:

Blogger Paulo Fachel said...

Na Rádio Continental tinha um mom ento em que a música a ser executada tinha a referencia desta revista.

10:31 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

"Billboard... Via telex, Continental!" 3º lugar singles States...

10:53 AM  
Blogger Adriana said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4:49 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Adriana, eu me mudei em 2013 e minhas revistas foram parar um armário daqueles bem no alto do quarto. Posso tentar achar a revista ou então ver se o Márcio, autor da matéria, não a tem fácil de encontrar.

2:55 AM  
Blogger Adriana said...

Este comentário foi removido pelo autor.

7:43 AM  
Blogger Adriana said...

Oi Emílio, gratidão pelo retorno. Se conseguirem, será bem legal. Estou com a "cuca cansada de mil colírios" por procurar... Obrigada mais uma vez, abraço!

11:10 AM  

Postar um comentário

<< Home