terça-feira, abril 19, 2011

Pijama virtual

Ontem tive um momento de pieguice no Facebook. Vi a foto do perfil de uma amiga virtual e achei-a tão triste que não resisti: escrevi a ela sugerindo que trocasse a imagem. Que, mesmo que fosse só impressão, não estava me fazendo bem vê-la daquele jeito. Ela respondeu surpresa que eu tivesse notado e colocou outra foto melhor.

É curioso como algumas pessoas, até inconscientemente, expressam seus sentimentos pela Internet. Mesmo que seja numa simples foto, como foi o caso. Quanto a mim, às vezes até coloco uns "emoticons" no meu perfil do Orkut. Ou alguma frase que transmita a sensação daquele instante. Mas, em geral, procuro escolher uma foto de alto astral. Já houve quem me achasse muito sério neste rosto que aparece no blog. Mas, ainda que não pareça, eu estava dando um sorrisinho de leve. Tem outra foto dessa mesma "sessão" em que eu estou bem mais sério. Já chega o dia-a-dia, em que meus olhos me traem. Todos ao meu redor notam se estou bem ou mal, por mais que eu capriche num sorriso. Na Internet até se disfarça melhor.

Uma crítica que já ouvi muitas vezes é que não me mostro de forma verdadeira aqui no Blog. Ora, é claro que, neste espaço, não vou extravasar minhas raivas mais íntimas, minhas decepções, minhas tristezas pessoais. Não vou falar das situações em que perdi a cabeça e acabei usando palavras de baixíssimo nível, que nem por piada eu escreveria aqui. Não vou expor a bagunça do meu apartamento. Não vou publicar fotos que, em minha opinião, revelem meus piores ângulos. Não vou contar pra vocês das vezes em que até chorei, pois, acreditem, homem chora. Eu, pelo menos, choro.

Você vai trabalhar de pijama? Acho que não, né? E isso não significa que esteja sendo falso. Existe o lugar e o momento para tudo. Às vezes, nas entrelinhas, numa frase, numa foto estrategicamente escolhida, até faz bem dividir um pouco o que se sente na Internet. Mas com moderação. Defeitos, todos temos. Não é pecado tentar escondê-los, ao menos em público. Aqui, procuro mostrar minhas qualidades. Como não sou perfeito, nem sempre consigo. Mas jamais me apresentarei a vocês de pijama, nem mesmo virtual.