sábado, dezembro 05, 2009

Grande Aníbal!

Outro filme a que assisti na semana que passou foi "3 Efes", de Carlos Gerbase. O título foi inspirado numa teoria do professor Aníbal Damasceno Ferreira, que aparece bem no começo, embora com o nome mudado para "Professor Valadares". Aníbal e Gerbase foram meus professores de Cinema na faculdade. Gerbase foi aluno do Aníbal e sempre reconhece a importância dos ensinamentos do mestre em seu trabalho. A imagem acima foi capturada do DVD. Seguidamente encontro Aníbal caminhando pelo centro, geralmente na Rua da Praia. Se tenho tempo, fico longos minutos conversando com ele. Foi o que aconteceu ontem à tarde. Depois outra ex-aluna o reconheceu e o abordou. Ele apenas se desculpou por não lembrar o nome dela. Disse que não esquecia do meu pelo fato de eu ser amigo de um sobrinho dele e também porque minha tia havia sido professora de inglês dele na juventude (que decepção, eu pensei que fosse por minha personalidade marcante e papo agradável).
Nos extras do DVD, Gerbase anuncia o primeiro dia de filmagem de "Os 3 Efes do Professor Damasceno". Aníbal me disse que esse era para ter sido o título, mas ele, Aníbal, pediu que fosse mudado. E assim ficou apenas os "3 Efes". Gostei do filme. No mínimo, a gente se diverte tentando reconhecer as ruas de Porto Alegre. Tem uma sequência em que, aparentemente, dois personagens caminham em três bairros diferentes em questão de segundos. Mas o enredo é legal, também. Tirem as crianças da sala e divirtam-se.