sexta-feira, novembro 20, 2009

Kindle para o PC

Já comentei aqui sobre o Kindle, o e-reader da Amazon que já está disponível também para o Brasil. Pois agora o site está lançando uma versão gratuita do Kindle para o PC. Já instalei e baixei algumas amostras de livros, para testar. Nem todas abriram.

Eu até pagaria para baixar certos livros em versão digital, mas não dessa forma. O problema do Kindle para o computador é que ele "amarra" o livro que você baixou ao computador registrado. Não tem como salvar o arquivo para ler em outra máquina. Também não é possível selecionar o texto para copiá-lo e colá-lo no Word, por exemplo. Tudo foi muito bem implementado para que você só possa ler o livro no computador em que o baixou. Ou no aparelho Kindle, se o tiver. O objetivo, obviamente, é evitar cópias.

Se eles vendessem livros em formato PDF eu até compraria, de vez em quando. A possibilidade de começar a ler o texto imediatamente seria irresistível. Mas aí o arquivo seria meu para eu fazer o que quisesse com ele, inclusive copiar para os amigos. No final das contas, a conclusão a que se chega é: nada substitui o velho e bom livro impresso.