CRÔNICAS, PENSAMENTOS E COMENTÁRIOS DIVERSOS. ESTE BLOG NÃO É RECOMENDADO PARA QUEM NÃO SABE CAPTAR IRONIAS. SE CHEGOU AQUI POR ENGANO, APROVEITE PARA CONHECER O BLOG. MAS TAMBÉM APRENDA A USAR CORRETAMENTE O GOOGLE. NÃO ADIANTA "PEDIR" O QUE VOCÊ QUER VER, QUE ELE NÃO É NENHUM GÊNIO DA LÂMPADA. SAIBA ESCOLHER AS PALAVRAS-CHAVE E USE ASPAS QUANDO QUISER ACHAR UMA EXPRESSÃO EXATA.
segunda-feira, setembro 15, 2008
Rick Wright
Tenho andado ocupadíssimo, mas não posso deixar de homenagear um de meus maiores ídolos da música, que faleceu hoje, aos 65 anos: Rick Wright, tecladista do Pink Floyd. Rick normalmente ficava em segundo plano no interesse dos fãs, ofuscado pelo baixista Roger Waters e o guitarrista David Gilmour (e, antes dele, Syd Barrett), mas sua contribuição não pode ser desprezada. É dele a voz que se ouve em belas composições como "Paintbox", "Stay", "Burning Bridges" (segunda parte), "Time" (idem) e uma música que, graças a um comercial que ia ao ar nos anos 70 antes do Jornal Nacional, virou sucesso somente no Brasil: "Summer '68", do álbum Atom Heart Mother (o popular "disco da vaca"). Em 1997, recebi o kit promocional de "Broken China", CD solo de Rick. Quando abri a caixa, pensei: "Que pena, essa xícara que vinha junto quebrou no transporte." Só depois caiu a ficha de que era na verdade a "louça quebrada" do título! (Eu sempre tenho que proteger essa relíquia das faxineiras, que querem jogar os preciosos cacos no lixo.) Na mesma época, a correspondente do International Magazine em Londres entrevistou o tecladista e eu tive chance de enviar três perguntas, as quais foram devidamente respondidas.
Rick Wright morreu de câncer. O destaque dado a ele na turnê de David Gilmour em 2006, registrada no DVD "Remember That Night", me leva a suspeitar que seu ex-colega de Pink Floyd já sabia da doença do amigo. Embora o show seja de Gilmour, Wright faz diversos vocais solo, inclusive em sua própria composição "Wearing the Inside Out"* e em "Arnold Layne" de Syd Barrett. Esses dois momentos estão nos extras do DVD 2.
Espero que as rádios escolham as músicas certas para lembrar Rick Wright. Ele era ótimo cantor e compositor e seu estilo calmo e discreto era o contraponto perfeito para a linha de frente de Roger Waters e David Gilmour. Ainda bem que eles se reuniram pela última vez no Live 8. Agora, com certeza, não voltam mais.
*P.S.: Aqui está Rick Wright cantando "Wearing the Inside Out" no show de David Gilmour:
Jornalista free-lancer apaixonado por música. Minhas colaborações mais frequentes foram para o International Magazine, mas já tive matérias publicadas em Poeira Zine e O Globo. Também já colaborei com os sites Portal da Jovem Guarda e Collector's Room. Em 2022, publiquei "Kleiton & Kledir, a biografia". Aqui no blog, escrevo sobre assuntos diversos.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home