sábado, agosto 23, 2008

O show de 15 anos dos Almôndegas em 1990

Faz tempo que não posto vídeos aqui no blog, então vamos lá.

Em novembro de 1990, o grupo gaúcho Almôndegas fez uma série de shows na saudosa casa noturna L'Atmosphere, em Porto Alegre, para comemorar 15 anos do surgimento da banda. Não só os Almôndegas haviam tocado juntos pela última vez em 1979, como a própria dupla Kleiton e Kledir estava separada desde 1986. Isso, inclusive, fez com que alguns na platéia pedissem "Maria Fumaça" e "Deu Pra Ti" na hora do bis. Mas não levaram, pois o show era dos Almôndegas.

A idéia era reunir no palco todos os ex-integrantes das diferentes formações. Infelizmente, o baixista João Batista não pôde vir, já que estava envolvido em seus compromissos como músico de apoio. Foi substituído por Inacinho, que pertencera à mesma turma de músicos que tocava em Porto Alegre nos anos 70. Mas os demais estavam todos lá, inclusive o baterista Fernando Pezão, que não tocou em nenhum dos discos, mas tinha participado do show oficial de despedida em 1979. (Aliás, com quem Pezão não tocou? Seu currículo é invejável: Mantra, Inconsciente Coletivo, Almôndegas, Saracura, Nico Nicolaiéwsky, Discocuecas e atualmente os Papas da Língua.) Os irmãos Kleiton e Kledir foram os únicos a constar em todas as formações. Pery Souza participou apenas do primeiro LP. Quico Castro Neves, dos dois primeiros. Foi substituído pelo guitarrista Zé Flávio, que tocou no terceiro e no quarto LP. O percussionista Gilnei Silveira deixou os Almôndegas antes do quarto LP.

Primeiro vamos reprisar um vídeo que já tinha sido divulgado aqui no blog:




É a matéria do Jornal do Almoço, na RBS TV, divulgando o show. Agora vamos a um "compacto" da apresentação, transmitido no programa "Palcos da Vida", da TVE:



Primeiro, o crítico Juarez Fonseca faz uma recapitulação bastante fiel do contexto em que os Almôndegas surgiram em 1975. A seguir o show começa com "Almôndegas", de Kledir e Gilnei, e "Alô, Buenas", de Kleiton.


Este segmento começa com "Até Não Mais", de Kledir, a primeira música dos Almôndegas a tocar no rádio, ainda antes de ser gravada em disco. Como curiosidade, Pery faz uma parte do solo (no disco a música é toda cantada por Kledir). A seguir vem "Daisy My Love", também de Kledir, num arranjo vibrante e letra sem censura. Foi um pequeno deslize citar o Nescafé e a caneta Bic como itens "brasileiros", mas por muito tempo eu também pensei que fossem.



Mais duas composições de Kledir. Novamente, Pery canta em alguns trechos de "Harmonia". Ele nem estava mais no grupo quando a música foi gravada. A próxima é "Elevador", num novo arranjo incluindo citações de "Mania de Você", de Rita Lee, e "Light My Fire", dos Doors.



"Amor Caipira e Trouxa das Minas Gerais", de Zé Flávio, é talvez minha música preferida dos Almôndegas. Depois se ouve a clássica "Vento Negro", de Fogaça, na voz de Quico Castro Neves, eternizada na gravação original. Quico é também o autor da próxima, "Haragana".



Kleiton faz o solo em "Feiticeira", uma das primeiras parcerias com o mano Kledir. A seguir vem "Piquete do Caveira", de Kledir e Fogaça, vencedora da Califórnia da Canção Nativa de 1975.



Aqui se ouve o único sucesso nacional dos Almôndegas: "Canção da Meia-Noite", de Zé Flávio, que integrou a trilha sonora da novela "Saramandaia" em 1976. Observem a citação de "Lucy in The Sky With Diamond", dos Beatles, na introdução. O programa se encerra com "Sombra Fresca e Rock no Quintal", também de Zé Flávio, que foi o primeiro sucesso do grupo junto ao público gaúcho. Sim, os Almôndegas gravaram três músicas do guitarrista antes mesmo de ele entrar para a banda. E são justamente as que a TVE mostrou. Infelizmente o programa fez uma edição bem enxuta, tirando o papo entre as músicas e até os aplausos. Mas eu lembro que, no final, Kledir brincou, dizendo que 15 anos depois haveria o show de 30 anos dos Almôndegas. O prazo já venceu e a previsão não se concretizou. Mas os fãs ainda torcem por um novo projeto reunindo os Almôndegas, de preferência com lançamento em DVD.