sexta-feira, março 23, 2007

Perdidos no Google

Como vocês devem ter notado, mudei o texto de apresentação do blog. É que eu ainda não me refiz completamente da surpresa de constatar, via Site Meter, a forma como os internautas fazem pesquisas no Google. Eu pensava que os agora 140 visitantes por dia aqui chegassem porque gostam do blog, porque o acham legal, querem conferir as novidades, etc. Que nada! A maioria vem parar aqui por engano, mesmo, porque não sabe usar o Google! Escreve como quem faz um pedido e espera que o "Gênio Google" o atenda.

Vejamos algumas argumentos de pesquisa usados recentemente:

Procurar apresentação power point corrida da canoa

Esse aí pensa que, se não escrever "procurar", o Google vai fazer outra coisa. Ora, sabe lá? Vou experimentar escrever "creditar dinheiro na minha conta" e ver o que acontece. Quanto à corrida da canoa, nem sei do que se trata. É óbvio que a palavra "canoa" aparece várias vezes aqui no blog porque freqüentemente falo de meus veraneios em Capão da Canoa. Só que, como sempre, a pesquisa foi feita sem aspas. Por outro lado, não se iludam: colocar a frase entre aspas faz com que o Google busque a expressão exata, sem a mínima variação. O segredo está em escolher a combinação certa de palavras e expressões. Existem também comandos avançados que podem ser aprendidos no próprio site do Google.

Vejamos outra pesquisa:

posso pedir outra via do meu ipva 2006

Esse entrou numas de "Pergunte ao Google", como se fosse uma central universal de informações. Acabou encontrando, no topo da lista, um comentário meu sobre os problemas que tive para receber meu IPVA por nunca estar em casa em horário comercial.

Outra:

resposta do teste reconheça os jogadores globo .com

Nesses casos, o que o Google faz é procurar páginas em que todas essas palavras apareçam. Casualmente todas elas estão na página do arquivo de dezembro de 2006 aqui do blog. Mas, a exemplo da corrida da canoa, não tenho a mínima idéia do que seja esse teste da Globo.

Além da Alessandra Negrini, que já citei em outro tópico, muita gente está chegando aqui também procurando pelo simulado do Detran, já que fiz aquele comentário sobre as perguntas. Mas este foi mais específico:

simulado do detran em sao paulo para fazer que esteja disponiveis

Eu me pergunto se o Google conseguiria encontrar um simulado - ou qualquer coisa - que não estivesse "disponíveis".

Para não dizer que a ferramenta de busca não faz qualquer tipo de interpretação do que é digitado, ela redireciona para a ortografia correta quando a palavra é mal escrita. Do contrário, a pesquisa abaixo jamais teria chegado a este blog:

reportagens que mostre auguém procurando preserva o mudo

Assim também, alguns procuram por "Detram" e pelo menos um digitou "cimulado".

Infelizmente o Site Meter só mostra os últimos 100 acessos, pois eu lembro que havia outros bem engraçados. "Foto da secretária nua na cidade tal", por exemplo. Por outro lado, fico satisfeito de ver que há uma incidência bem alta de gente procurando os textos falsamente atribuídos a Mario Quintana. Aí, cai justamente em "Os falsos Quintanas" e aproveita para se instruir um pouco.

Vai daí que decidi mudar o texto de apresentação do blog, para ver se dou uma "sacudida" no pessoal. Vamos ver se funciona.