terça-feira, janeiro 23, 2007

Documentário histórico

Imagine um documentário sobre uma campanha presidencial de mais de 20 anos atrás em que o povo não votou e o eleito faleceu antes de assumir. Só um fuçador de antigüidades como eu haveria de se interessar por um DVD como esse. "Muda Brasil" foi realizado antes da morte de Tancredo Neves, programado para ser exibido na semana de sua posse. E de fato estreou na data planejada: eu próprio assisti ao filme no saudoso Cine Ritz, em Porto Alegre. Mas em vez de euforia, o que se via em todo o Brasil era perplexidade e muita torcida pela recuperação do Presidente eleito. O desfecho todos sabem qual foi. Mas os eventos registrados na produção foram cruciais para a consolidação da democracia. A Paramount está de parabéns por incluir esse título em sua "Coleção Brasil". Se mais alguém além de mim vai querer comprar é outro problema, mas é um DVD precioso para quem se interessa por política, história e jornalismo.

A edição consegue dar ritmo a depoimentos que poderiam se tornar entediantes. Algumas passagens são genuinamente cômicas. Nunca esqueci a cena em que Paulo Maluf dá a mesma resposta cinco vezes seguidas a jornalistas que o questionam sobre acusações de Antônio Carlos Magalhães, dizendo que procurem seu advogado. Na quinta vez, os repórteres não contêm o riso - e a platéia do cinema também caiu na gargalhada. A imagem colhida do "Jornal Nacional" tem qualidade ruim porque foi captada diretamente da tela da TV para a película, com ruídos de áudio e vídeo. Aparecem figuras que se tornariam ainda mais proeminentes no cenário político, como os futuros presidentes Fernando Henrique e Lula. Ouvem-se também os saudosos Luís Carlos Prestes, Ulysses Guimarães e Leonel Brizola. O narrador intervém nos momentos certos, conduzindo a seqüência dos fatos. Como se o filme em si não fosse emocionante, culminando com a eleição de Tancredo pelo Colégio Eleitoral, há ainda no DVD um depoimento atual de oito minutos do diretor Oswaldo Caldeira e do produtor Paulo Thiago, recordando como e por que o documentário foi feito.


Nunca vou esquecer: eu estava voltando para casa para almoçar, perto do meio-dia, quando ouvi a multidão em frente à Prefeitura de Porto Alegre exultando. Tancredo estava eleito. Senti um nó na garganta pois, pela primeira vez, vi uma manifestação popular por algo realmente sólido, que não uma Copa do Mundo, por exemplo. O Brasil estava mesmo mudando.

É importante rever "Muda Brasil" até para lembrar como foi crucial a reconquista da democracia pelos caminhos politicamente viáveis. Estamos colhendo os frutos dessa mudança. Tratemos de cuidar bem da árvore.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home