terça-feira, outubro 18, 2005

Citações e reproduções de textos

Encontrei neste blog um texto meu sem crédito ("do blog de um conhecido" não identifica nada) e com título alterado (o certo é "O Verissimo da Internet" e não "Falso Verissimo" - o original está aqui). Há indicação de que o endereço aparece "abaixo", mas não consta. Fico feliz de saber que o texto agradou e, claro, qualquer reforço na luta contra os textos falsos é bem-vindo. Apenas gostaria de estipular alguns critérios para utilização dos textos do meu blog:

1 - Textos na íntegra podem ser copiados à vontade em outros sites, contanto que seja dado crédito ao autor (Emilio Pacheco). De preferência, citar também a fonte (Blog do Emilio Pacheco, com link para o endereço http://emiliopacheco.blogspot.com).

2 - Não adulterar ou acrescentar nada aos textos copiados na íntegra. No caso de omissões de trechos, assinalá-las da forma convencional (...).

3 - No caso de citações, fica valendo o item 1 acima, não esquecendo de abrir e fechar aspas para que a citação fique claramente delimitada.

4 - Já houve um caso de solicitação para uso de textos em sala de aula. Pode ser feito, respeitando os itens 1, 2 e 3 acima.

5 - Para publicação em meio impresso (livros, revistas ou jornais), entrar em contato por e-mail: emiliopa@via-rs.net.

Desculpem se esta mensagem parece um tanto presunçosa, mas sempre é melhor prevenir do que remediar.