sexta-feira, outubro 07, 2005

Verissimo apóia desarmamento

Pois não só aquele texto do ladrão no quintal não é de Luis Fernando Verissimo (o que nós já sabíamos) como - surpresa - ele é a favor do desarmamento! Vejam o depoimento dele publicado ontem no Globo On-line, na coluna de Ancelmo Góis:

Não é de hoje que excedem na internet falsos textos de Luis Fernando Verissimo. Pois agora o Partido da Bala espalha um em que o mestre defenderia o “não” no referendo do desarmamento, dia 23. Sobre isso, a turma da coluna trocou ontem dois dedos de prosa com Verissimo. Confira.

— O texto é seu?

— O texto na internet não é meu.

— Dia 23, você vai votar “sim” ou “não”? Por quê?

— Vou votar “sim” porque quanto menos armas disponíveis no país para serem compradas ou roubadas, menos crimes e acidentes com armas acontecerão. Isto me parece lógico, embora a lógica nem sempre seja credencial no Brasil. E a criminalização do simples porte de arma será um recurso a mais para pegar bandido e prevenir o crime. Pelo menos teoricamente.

— A turma do “não” diz que o Rio Grande do Sul é o estado mais armado do país e um dos que têm menor índice de violência. Você, que é gaúcho, concorda com esta tese?

— Não sei se a segunda parte da tese é correta. Mas se há mesmo menos crimes no Rio Grande do Sul, certamente isto não se deve à capacidade ou disposição da população de reagir a bala a criminosos. Haverá, sim, um problema econômico e social, o desemprego na forte indústria de armas no estado, que precisará ser atendido.

— Você tem arma em casa ou já teve? Já atirou alguma vez? Em que situação?

— Já tive um revólver igual ao do Roy Rogers com o qual matei muitos índios. Mas eram todos imaginários, além de americanos.


Fim da transcrição. Meu palpite é de que Verissimo ainda vai se manifestar sobre esse texto falso em sua coluna. Normalmente ele procura ignorar o problema dos apócrifos sob o argumento de que "a Internet é uma terra de ninguém e não há nada a fazer." Mas desta vez o nome dele está sendo usado num tema polêmico e atual. E o que é pior: para apoiar uma posição contrária à dele. Vamos aguardar.

P.S.: Meu sobrinho Rafael Barcellos (do blog "Patente de Idéias") acaba de me avisar desta nota no Informe Especial da Zero Hora de hoje:

Ilustre vizinho de página 3, segundas e quintas-feiras, o colunista Luis Fernando Verissimo, recém chegado a Porto Alegre, felicíssimo com o seu Colorado, avisa que a crônica "Meu voto é NÃO", que circula pela internet com o seu nome, é totalmente falsa.

Ele garante:

"Prezado Zini: Muita gente já me falou dessa crônica.

Não é minha. Sou do Sim.

Um abraço".

Outro, Verissimo


Valeu, Rafael. Com isso, diminuem as chances de Verissimo citar o assunto em sua própria coluna. Mas eu ainda acho que ele vai fazer.