terça-feira, agosto 09, 2005

Ciúme da comida

A vida é um eterno aprendizado, especialmente quando o assunto é mulheres. Eu, por exemplo, só há bem pouco tempo constatei mais uma característica feminina: o ciúme da comida feita por outros. E nem me refiro ao caso óbvio da comidinha da ex-esposa ou “da mamãe” – leia-se a sogra. Não: algumas mulheres sentem ciúme da comida preparada por qualquer outra pessoa, até mesmo um cozinheiro escondido em uma cozinha qualquer. Isso geralmente se manifesta em restaurantes, quando você elogia algum prato ou sobremesa. Na mesma hora, sua companheira diz: “Eu sei fazer isso, posso fazer para nós.” Ou: “Isso não deve ser difícil de fazer.”

Custei a entender o porquê de as namoradas fazerem questão de dizer que sabiam fazer qualquer comida de que eu gostasse. É que, na cabeça delas, fazer a comida do homem é atribuição exclusiva da mulher. Se ele prefere comer o que outros cozinham, é porque ela não está dando conta do recado. Isso, lógico, é resquício de uma mentalidade em extinção, mas que ainda persiste no subconsciente: a de que a esposa tem que cozinhar para o marido. E “ser boa cozinheira” faz parte do repertório de uma boa mulher. Ou de uma mulher boa, tanto faz. A mulher tem que saber fazer tudo de que o seu homem gosta, como ele gosta. Inclusive a comida, quero dizer.

Para mim, essa descoberta foi uma surpresa. Talvez porque, ao contrário do que muitos pensam, eu quero uma mulher, não uma cozinheira. O fato de eu ainda sonhar com um relacionamento à moda antiga, morando sob o mesmo teto, faz com que alguns achem que eu procuro uma empregada. Valorizo muito a presença da companheira, mas não necessariamente para fazer a comida. Podemos pedir um “tele”, comprar congelados ou, de vez em quando, ir a um restaurante. No entanto, minha namorada insistiu, quase se ofendeu, quando notou que eu não lhe estava dando chance de cozinhar para mim. Uma ex certa vez lamentou que eu demonstrasse preferir, nas palavras dela, “ir a um restaurante e pedir.” A despeito do discurso feminista que se faz ouvir nas últimas décadas, algumas mulheres ainda sentem necessidade de fazer a comida para seus homens para ficarem plenamente realizadas. Não basta ser boa de cama, tem que ser boa de fogão, também.

Vejam bem, não estou pregando que lugar de mulher é na cozinha. De forma alguma. Mas, se sua esposa ou namorada disser que quer cozinhar para você, não se faça de rogado: aceite. Dê a ela mais esse prazer. E, da próxima vez em que forem a um restaurante, seja discreto. Não demonstre abertamente o quanto você está saboreando a comida do cozinheiro desconhecido. Do contrário, ela se sentirá preterida. Para algumas mulheres, ouvir elogios à comida alheia é tão humilhante quanto ver o namorado olhando com cobiça para a gostosa da mesa do lado.