Gato por lebre
Acontece que existe uma loja entre as “normais”, que não lidam com raridades, vendendo CD-Rs como se fossem discos oficiais. Isso é que me dá nos nervos: não sei se o dono da loja é muito burro ou se faz de bobo pra passar bem, mas ele insiste que os CDs são de fábrica. Ora, quem não nota a diferença? Mesmo que o CD em si tenha um rótulo impresso bem bonitinho, o brilho é diferente. E os dados do CD-R aparecem de forma minúscula ao redor do orifício. Sem contar a capa, com aquele tom inconfundível dos xerox coloridos. Mas a prova de fogo seria tentar tocá-los em meu antigo DVD player, que não aceita CD-Rs. Será que o dono da loja aceitaria fazer o teste?
Não vou citar o nome, pois é uma loja onde um vendedor em particular sempre me atendeu bem. Ele geralmente sabe dizer se um CD é original ou não, mas hoje se atrapalhou, talvez por ter fugido do estilo de sua especialidade. Vi na vitrine o CD “Temas Gaúchos”, do Conjunto Farroupilha. Eu sei que esse disco já saiu em CD antes, mas estava fora de catálogo. Perguntei a ele se era CD-R e a resposta foi que não, que havia sido relançado oficialmente. Na contracapa realmente aparecia nome, endereço e telefone da suposta gravadora. Resolvi arriscar, até pelo interesse nas músicas. Ora, além de ter um som abafado, é um CD-R dos brabos. Tentei acessar o site da Internet que consta na contracapa e recebi aviso de que um programa executável estava sendo baixado. Cancelei na hora.
Essa mesma “gravadora” lançou outro CD-R do Conjunto Farroupilha com músicas que já haviam constado antes da coletânea “Presença de Conjunto Farroupilha” da CBS (hoje Sony Music) e algumas também no “Gaúchos em Hi-Fi”, relançado com excelente qualidade de som pela Savalla Records. É pirataria de nível de camelô sendo vendida em loja de prestígio. E, a julgar pela qualidade de som, as faixas foram convertidas de vinil. Pelo visto os "pirateiros" nem sabem que elas já saíram em CD antes. Com o perdão da expressão, que baita chinelagem!
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home