terça-feira, março 08, 2005

As mulheres

Eu amo as mulheres. Não digo isso como quem tenta bancar o garanhão. Pelo contrário, quem me conhece sabe que sou homem de uma mulher só (ou até de nenhuma, conforme o caso). Mas tenho uma admiração explícita e assumida pelas mulheres e tudo o que elas representam. Além de serem uma fonte inesgotável de amor, carinho e apoio, ainda carregam nossos filhos dentro de si por nove meses, dão à luz, amamentam e, quando não procriam, menstruam uma vez por mês. Que sexo frágil, que nada! Algumas já descobriram a força que têm e fazem o que quiserem de um homem! O dia em que todas descobrirem, coitados de nós.

Certa vez eu escrevi aqui no blog que o feminismo é a raiva inconsciente que as mulheres têm de si mesmas por só gostar de cafajestes. Exageros à parte, eu realmente não entendo essa postura. Alguém já viu um chefe ou dono de empresa na fossa porque um empregado não corresponde? "Ah, o Fulano não está se esforçando. Não gosta mais da empresa." Claro que não! Demite e pronto! As mulheres deveriam simplesmente demitir os homens que não as respeitam. Enquanto os cafajestes tiverem "colocação no mercado", continuarão existindo. Não estou transferindo para as mulheres a culpa pelo mau caráter de alguns homens. Mas elas deveriam simplesmente rejeitá-los. E depois, concordam comigo que só existe traição se houver outra mulher conivente? Então...

Quanto ao lado da sexualidade, nós, homens, não temos culpa desse instinto que nasce conosco. Olhamos para uma mulher e gostamos de tudo, da sola do pé ao último fio de cabelo. Mas nada é mais fascinante do que conhecer uma mulher como um todo, sua personalidade, seu sorriso, sua maneira de ser, e se apaixonar por inteiro. Vocês acham que sofrem pelos homens? Se isso serve de consolo, muitos homens sofrem por mulheres também.

Aliás, seria a hora de os homens e as mulheres fazerem um pacto. Afinal, se um precisa do outro, que rivalidade é essa? Por que esse joguinho de dominar ou ser dominado? Chega de sofrimento! Vamos nos entender! Eu sei que sou idealista e sonho com coisas que, na prática, são difíceis de conseguir. E, cá entre nós, como vocês, mulheres, são complicadas! Quanto mais eu as conheço, menos eu as entendo. E mais eu me fascino. Talvez seja essa personalidade imprevisível que deixe os homens literalmente enlouquecidos.

Não vou chegar ao exagero de dizer, como Vinicius de Moraes, que "a beleza é fundamental". Até porque, graças a Deus, esse é um conceito subjetivo. E a beleza muitas vezes vem de dentro. Eu, por exemplo, não gosto de mulheres muito magras, mas alguns amigos meus adoram. Eu tenho um fraco por mulheres próximas de minha faixa etária ou até mais velhas, enquanto outros preferem as garotinhas. Gosto de mulheres maduras e inteligentes. Mas acho que as bonitas nunca deveriam ficar tristes. Não que as feias devessem, mas quem nasceu com um sorriso bonito não poderia fechar a cara jamais, pois estará renunciando a uma missão. É até uma atitude egoísta sonegar ao mundo o brilho de um belo sorriso.

Então hoje é o Dia Internacional da Mulher. Por que só hoje? Por mim elas mereceriam ser homenageadas sempre. Lembro quando, na Faculdade de Jornalismo, estávamos buscando um tema para um trabalho de vídeo. Alguém sugeriu "a mulher". Uma colega disse: "ah, esse tema da mulher já está manjado." Na hora eu respondi: "pode ser manjado, mas ainda não inventaram coisa melhor."

Coisa? Desculpe, essa foi sem querer. Juro que foi. O que eu quis dizer é que as mulheres valem mais do que tudo, seja vivo ou inanimado. Continuem assim, lindas e maravilhosas. Se encontrarem homens ruins, é só descartá-los. Se encontrarem homens bons, não sejam cruéis, não descarreguem neles o que os ruins fizeram pra vocês. E não interpretem mal alguma frase mais irônica que eu soltar de vez em quando. Já escrevi coisas bem machistas aqui no blog, mas era tudo brincadeira. Eu costumo tratar as mulheres com carinho e respeito. Não sei se é bem isso que vocês esperam de um homem, mas é o meu jeito.


Feliz Dia Internacional da Mulher. Adoro vocês!