sexta-feira, outubro 15, 2004

Hoje não tem aula

Quase ia me esquecendo que hoje é Dia do Professor. Claro, não estou tendo mais aulas. Mas confesso que sinto falta. E não entendo como uma profissão tão essencial para a formação do ser humano pode ser tão pouco valorizada no Brasil. Nossos professores são heróis. Ganham pouco, mas amam o que fazem. Cumprem a função especialíssima de transmitir a adultos e crianças o patrimônio vitalício do saber. Só consigo imaginar um ofício tão indispensável quanto o de um professor, que é o de médico. E médicos também precisam ser ensinados.

Gostaria de poder reencontrar todos os meus professores, ou pelo menos os mais marcantes, e agradecer pessoalmente o que significaram para mim e talvez nem saibam. Sem dúvida a minha maior riqueza está nas coisas que aprendi. O dia em que os governantes realmente enxergarem a importância do ofício de ensinar, talvez tenhamos um país mais próspero. Mas se não acontecer, ainda assim continuarão existindo os idealistas que se entregam por inteiro a essa tarefa árdua e pouco reconhecida. São pessoas como os professores que endireitam o mundo. De coração eu presto esta homenagem a todos os professores do Brasil, de ontem e hoje. Sem vocês, nada seria possível.