Já foi data móvel
Aparentemente, o comércio decidiu mudar a data do Dia da Criança por contra própria. Caindo num domingo, o dia ficava mais valorizado e com certeza aquecia as costumeiras vendas de sábado. O Brasil inteiro comemorou o Dia da Criança no dia 10 em 1971. Não lembro por quanto tempo perdurou a mudança. Tenho uma vaga lembrança de que a tradição prevaleceu e logo o dia voltou a ser o certo, ou seja, 12 de outubro. Até que o Papa veio ao Brasil em 1980 e a partir daí criou-se o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Ficou resolvido o problema. O Dia da Criança passou a ser sempre feriado.
De qualquer forma, esse episódio mostra a força da publicidade e principalmente do comércio, quando decide se unir. Consegue mudar a data de uma comemoração tradicional. Ainda bem que a moda não pegou. Mas de vez em quando fazem de novo. Por exemplo: a mídia do mundo inteiro conseguiu antecipar em um ano a virada do milênio. Afinal, ficava mais interessante fazer a comemoração em 2000, que era um ano redondo, bonito e cheio de zeros. Pior foi ler em alguns jornais que "os astrônomos" diziam que o novo milênio só viria em 2001. Não eram os astrônomos, eram os matemáticos! O x da questão é o fato de não ter havido ano zero. Não tem nada a ver com a posição dos astros. A menos, é claro, que eles influam na capacidade das pessoas de fazer contas.
(P.S. - Quem sou eu pra falar? O texto que eu postei originalmente dizia "o primeiro domingo do mês de outubro". É óbvio que, se caiu no dia 10, só podia ser o segundo. Já fiz a correção. )
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home