quinta-feira, outubro 07, 2004

Solucionando problemas

Quem já não passou por isto: um aparelho seu começa a dar problemas. Algo realmente estranho e inesperado. Aí, você pega o manual, vai na seção "Solucionando Problemas" e só encontra dicas bobas, risíveis. "O aparelho não liga – verifique se ligou na tomada." "Está sem som – veja se o botão de volume não está baixo." Às vezes você até encontra na lista o problema específico que está enfrentando, mas a dica para solucionar é quase sempre a primeira coisa que você tentou fazer. Da mesma forma, quando liga para algum suporte via telefone, o sujeito do outro lado começa mandando você fazer exatamente o que já tentou e não resolveu. É um saco.

Aí, você chama a assistência técnica. E passa pela agonia de ver o especialista fazer de novo tudo o que você já fez para se convencer de que o problema realmente existe. Dá até pra imaginar um fluxograma especificando os caminhos que ele tenta seguir. Ao final, há aquele losango de pergunta: solucionou? Se a resposta for sim, a última mensagem é: bom proveito. Mas se a resposta for não, por mais que você não sinta vontade nenhuma de rir, a palavra que se costuma ouvir nessas situações é: "Engraçado..." Não sei por que, mas "engraçado" resume tudo. Quando o técnico diz "engraçado", você sente vontade é de chorar, pois percebe que nem ele sabe resolver o problema. O fluxograma vai terminar em "engraçado" e estamos conversados.

Mas voltando aos manuais, eles têm lá suas razões de ser como são. Temos uma geladeira no ambiente de trabalho. Um dia cheguei e ela não estava funcionando. Imediatamente avisei à secretária, que por sua vez acionou a assistência técnica. Enquanto isso, tentei mexer no fio para ver se resolvia. Não adiantou. Logo em seguida, chegou o chefe para dar um aviso. Já falei sobre a geladeira e disse que o setor de assistência já tinha sido contactado. Ele casualmente perguntou:

- Será que não caiu a chave?

Adivinhem. Nunca mais ri do "Solucionando Problemas" dos manuais.