quarta-feira, setembro 22, 2004

Mudança de estação

Leio no jornal de hoje que o inverno gaúcho teve extremos de frio e calor. Ora, será que as pessoas não lembram que é sempre assim? O 8º Distrito de Meteorologia já explicou, há muitos anos, que o Rio Grande do Sul está sujeito a correntes alternadas de frio e calor. Então temos um calor insuportável no verão e períodos sucessivos de frio e calor nas demais estações. É assim todos os anos. E ninguém lembra.

Em geral, a primeira onda de frio acontece em abril. Aí, o primeiro refluxo de calor costuma cair em maio. Deste todos lembram: é o "veranico de maio". Depois, volta o frio. Mas quando vem novamente o calor, quase sempre em julho, os gaúchos se olham confusos: "A troco de que este veranico fora de época e blá blá blá..." Como se nunca tivesse acontecido antes. Como se não acontecesse todos os anos.

Se o inverno gaúcho fosse realmente como as pessoas pensam, chuveiro elétrico não venderia nada por aqui. São raros os chuveiros elétricos que esquentam a água satisfatoriamente num dia de muito frio. Quando a gente começa a pensar em trocar para um a gás, o tempo melhora e vem o calor.

Pensando bem, é melhor o gaúcho ter memória ruim para o clima do que para outras coisas. Política, por exemplo. Mas não vamos entrar neste assunto. Não agora, pelo menos. Boa primavera a todos.