terça-feira, fevereiro 23, 2021

Bibliografia, etc.

Livros de não-ficção que demandem pesquisa sempre incluem uma bibliografia ao final. Pois eu estava empurrando com a barriga o momento de compilar a lista das obras que consultei para a biografia que estou concluindo. O texto até poderia sair do jeito que está, mas ainda quero dar mais umas pinceladas. Mas faltava a bibliografia. Então aproveitei a insônia da madrugada (que está se tornando rotineira, infelizmente) e me dediquei a essa tarefa.

A questão da bibliografia é que ela deve seguir certas normas. Depois que peguei o jeito, tudo ficou mais fácil e rápido. Alguns dos livros que citei, incrivelmente, não incluíam data. Mas, se eu sabia o ano do lançamento, colocava. Importante é a informação. E certo autor usou seu "nome artístico" para assinar um volume publicado, mas teve que informar seu sobrenome completo em uma dissertação de mestrado. E agora? A rigor eu deveria seguir o que foi creditado em cada caso, mas decidi "padronizar" e mencionar o nome usual do escritor, que também é músico, em ambas as referências. 

Ainda posso efetuar modificações, mas considero a bibliografia pronta. Isso era algo que só eu poderia fazer. Agora vem a discografia dos meus biografados (e também os livros publicados, o que é diferente da bibliografia de consulta) e o garimpo de fotos. Já tenho algumas. Essas empreitadas eu até poderia "terceirizar", mas prefiro eu mesmo assumi-las. Com alguma ajuda, quem sabe, mas sob minha coordenação.

São 5 da manhã e está começando a chover. Que bom. Ontem fez um calor abafado em Porto Alegre, como há tempos não fazia. Eu tento não me assustar com a gravidade da situação que estamos enfrentando, com uma nova cepa do vírus e os hospitais lotados. Vou continuar tomando as precauções de sempre, com uma exceção: para entrar em mercadinhos, supermercados e restaurantes (para levar comida, jamais para comer no local), já estou usando duas máscaras. É o que eu posso fazer para compensar a que os outros deveriam usar e não usam. E sigo torcendo, rezando, para que as vacinas cheguem logo e sejam eficazes. 

Epa, nem terminei o texto e a chuva já parou. Volta, chuva, volta!