terça-feira, setembro 01, 2020

Setembro

No dia 19 de abril, com mais ou menos um mês de quarentena, minha amiga Cristina, que me recebeu no ano passado com seu marido na casa deles em Pelotas, conversava comigo via Whatsapp sobre como cada um estava se virando no isolamento. Comentei que às vezes batia um desânimo e ela citou o primeiro verso de "Sol de Primavera", de Beto Guedes e Ronaldo Bastos: "Quando entrar setembro..." Era uma expectativa para o final de tudo. Eu lembro que achei muito tempo. Setembro? Mais cinco meses? Não, não pode ser tudo isso.

Pois aí está setembro e continuamos sem previsão para o fim desta pandemia. Algumas pessoas perderam o medo de sair tomando as devidas precauções. Outras, numa atitude de total irresponsabilidade, decretaram por conta própria o fim da quarentena. Fico surpreso de ver que tem gente desdenhando do uso de máscara e até dizendo que não vai tomar a vacina, quando chegar. Então vai fazer o quê? Jogar-se ao sacrifício?

Minha mãe, quando queria dizer que alguém era ateu, falava: "Fulano não acredita num micróbio!" Agora entendo bem o que essa frase significa - literalmente! Mas espero que Deus continue nos protegendo.

Bom setembro a todos.