sexta-feira, outubro 18, 2019

Remexendo nas fitas de áudio

Depois das revistas (que continuarão sendo examinadas num momento posterior), chegou o momento de vasculhar minhas fitas de áudio. A foto acima eu tirei para mostrar no Facebook, pela curiosidade. Eu nem lembrava que existiam fitas Scotch personalizadas com o logotipo de saudosas lojas de discos de Porto Alegre. Meu apartamento, que nunca foi um primor de organização, agora está com cassetes espalhados na mesa e no sofá. Mas eu estou feliz, porque achei todas as gravações que eu queria. E já comecei a digitalizá-las.

O primeiro registro que fiz questão de resgatar não tinha nada a ver com o foco da minha pesquisa, mas era algo que estava sendo aguardado por ninguém menos do que o músico Augustinho Licks. Ele e seu irmão Rogério fizeram um recital no dia 9 de maio, na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher, no prédio do Teatro São Pedro. Depois da apresentação, conversei rapidamente com ele e comentei que eu tinha uma fita com a final do Musipuc de 1980, que é citado com destaque no livro "Contrapontos: uma Biografia de Augusto Licks", de Fabrício Mazocco e Sílvia Remaso. Ele deve ter ficado bem entusiasmado com a informação, pois fez questão de comentá-la na entrevista que concedeu logo depois para o radialista Mauro Borba em seu "The Borba Cast". Vocês podem ouvi-la aqui ou em outros sites que a disponibilizem. Se quiserem, podem ir direto à marca de 49 minutos para escutar a referência ao festival, à apresentação de "Vertente" com Antônio Carlos Brunet (Dunga) e, finalmente, quando ele diz que conversou com "o Emílio" (como se todos fossem saber que é) e eu lhe falei sobre a fita que está comigo. Pois aqui estão as duas gravações que subi para o Soundcloud:
"Vertente" era uma composição de Carlos Patrício, aqui interpretada pelo já citado Dunga, com o próprio Carlos mais Nei Lisboa e Boina nos efeitos sonoros. Augustinho cita essa apresentação na entrevista indicada acima.
Aqui, Nei Lisboa e Augustinho interpretam a clássica "Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina". As duas gravações foram feitas no dia 23 de novembro de 1980. Eu sinceramente não lembro de aipins pendurados no violão, como Augustinho menciona na entrevista. Isso pode ter acontecido na fase eliminatória, que se estendeu por dois dias e eu só estava lá em um deles, para prestigiar minha amiga Denise Tonon, que concorreu com "Se Eu Fosse Falar". Também não me recordo de Nei jogando pão para a plateia ao cantar "o povo passa fome". O que ele fez foi bater dois toquinhos junto ao microfone que, vistos de longe, poderiam ser pedaços de aipim. Aí, sim, logo após dizer "som... de raízes", ele os atirou para o público. Augustinho fez o mesmo mais tarde ao voltar para o palco e receber prêmio de melhor instrumentista. A composição era uma parceria entre Nei e Augustinho, mas foi creditada somente ao segundo porque havia um limite de inscrições por compositor e Nei já havia estourado a quota dele. 

Ao postar as duas gravações no Soundcloud, avisei a Sílvia Remaso e Mauro Borba no Facebook. Um deles há de fazer com que Augustinho tome conhecimento da postagem. Mauro comentou sobre a boa qualidade do áudio. Eu próprio me surpreendi. Se bem lembro, levei para o Salão de Atos da PUC um minicassete National de porte razoável (ao menos, comparado com os portáteis que surgiram depois), com microfone embutido e alça presa ao corpo do aparelho com fita adesiva para não causar ruídos que prejudicassem a gravação. Como sempre, utilizei meu gravador de DVD para fazer a digitalização. O lado esquerdo estava com som bem melhor, então usei a opção de duplicar canal do Ulead Video Studio para usar somente o canal "bom" dos dois lados. Gostei do resultado. 

Depois disso, já passei a resgatar outras fitas. Tem muita coisa pra ouvir e selecionar, mas eu adoro tudo isso. Quem sabe, com o tempo, eu possa também disponibilizar as narrações de futebol que gravei no meu tempo de colorado fanático, a partir de 1970.