quinta-feira, outubro 10, 2019

Pesquisas em casa

Minhas pesquisas continuam. Desta vez, estou examinando meu próprio acervo. Está tudo aqui comigo, mas meio escondido. Eu tinha chegado a tirar boa parte das revistas das caixas que vieram da mudança, mas coloquei-as nos armários mais altos do segundo quarto, equivalentes aos que minha mãe se referia como "o alto da colina". Por precaução, comprei uma escada nova. A que eu tinha foi adquirida em 1998, quando me mudei para o apartamento anterior, e já estava perigosamente desgastada.

De posse da escada nova, lá fui eu baixar pilhas e pilhas de revistas da coleção. Especificamente, meu objetivo era localizar exemplares das saudosas Pop e Somtrês. E já consegui achar boa parte do que estava procurando. Lamento minhas limitações de tempo e espaço, pois seria ótimo poder rever tudo lentamente, revivendo com calma o que aquelas páginas todas significaram para mim. Hoje os jovens perguntam como fazíamos para obter informações num mundo sem Internet. A resposta está ali, naquelas publicações. O fim dos Secos e Molhados, as mudanças de formação do Made in Brazil, a troca de gravadora do Guilherme Arantes, punk rock, Sex Pistols, as muitas fases de David Bowie, o surgimento do CD, tudo isso chegou até nós, nos anos 70 e 80, via páginas impressas. E eu estou tendo um verdadeiro flashback ao revisitar essas matérias.

Independente do foco de minha pesquisa, aproveitei para resgatar outras curiosidades, também. Já atualizei meu comentário "David Bowie e o Brasil", aqui no Blog, inserindo duas imagens nos pontos relevantes. Também postei dois anúncios de discos dos Bee Gees na comunidade de fãs do grupo no Facebook: um do LP Mr. Natural da revista Pop, de 1974, outro de uma caixa de LPs da Somtrês, de 1983. Em uma comunidade de Beatlemaníacos, divulguei uma de muitas notícias que li na década de 70 anunciando a volta dos Beatles. Era, ao mesmo tempo, um sonho e um boato recorrente. Só cessou porque perdemos John Lennon no final de 1980.

De hoje para amanhã, tenho outra missão: guardar as revistas pelo menos provisoriamente, para deixar o apartamento circulável para o meu filho. Mas dou um jeito.