Steve Hackett vem aí
Em 1970, a banda inglesa Genesis anunciou no jornal de música Melody Maker que precisava de um baterista e um guitarrista. Dois ex-integrantes do Flaming Youth, Phil Collins e Ronnie Caryl, candidataram-se às vagas respectivas. Somente Phil passou no teste e, como se sabe, viria a se tornar o cantor do grupo com a saída de Peter Gabriel em 1975. Mas Ronnie voltaria a tocar com Phil na carreira solo deste, inclusive tendo vindo com ele a Porto Alegre no dia 27 de fevereiro (ver aqui).
Formação clássica do Genesis: Peter Gabriel, Tony Banks, Phil Collins, Steve Hackett e Mike Rutherford
Quem acabou assumindo a guitarra foi Steve Hackett. E assim surgiu a formação clássica do Genesis, que viria a gravar os antológicos álbuns Nursery Crime, Foxtrot, Selling England by the Pound e The Lamb Lies Down on Broadway. Já sem Peter Gabriel, com Phil Collins no vocal, vieram A Trick of the Tail e Wind and Wuthering. Foi nessa fase posterior que o grupo se apresentou em Porto Alegre em 1977 (ver aqui).
Para dar vazão às suas ideias nem sempre aproveitadas no grupo, Steve lançou um disco solo em 1975, Voyage of the Acolyte. Bem recebido pela crítica e pelos fãs, o LP lhe deu o gostinho de trabalhar com total liberdade, "comandando o espetáculo" no estúdio. Foi aí que o músico começou a amadurecer a ideia de deixar o Genesis, o que só faria no final de 1977. Em 1976, um ano antes da turnê brasileira, ele e Mike Rutherford vieram ao Brasil. Numa entrevista para a jornalista Ana Maria Bahiana, publicada em Rock, a História e a Glória, Mike pediu à moça que "desse uma força" para a carreira solo de Steve. "Hum... Muito estranho, Mr. Rutherford", ela escreveu.
Em 1983, Ritchie, o cantor inglês radicado no Brasil, lançou seu primeiro LP, Voo de Coração (aquele do "Menina Veneno"). Steve tocou guitarra na faixa-título e, em 1999, reaproveitaria o arranjo em sua "Jane Austen's Door", do álbum Darktown. Mas, em meados dos anos 80, os discos e shows de Steve Hackett já não geravam o mesmo entusiasmo. Para tentar revitalizar sua carreira, ele se uniu ao xará Steve Howe, do Yes, para formar o GTR, com um som mais pop, em sintonia com a década. O projeto foi bem aceito, mas teve curta duração. Nos anos 90, quando um fã na Sicília perguntou se ele se importaria de autografar os álbuns do Genesis, Hackett percebeu que ele sempre seria lembrado por sua participação naquela banda. Ali foi plantada a semente do que viria a ser a série de CDs e shows "Genesis Revisited".
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home