sábado, junho 10, 2017

Adam West

Faleceu hoje, aos 88 anos, um de meus primeiros ídolos: Adam West, o Batman da TV. Já escrevi algumas vezes aqui no Blog sobre a série que ele estrelou em 1966 e 1967. Tenho um vasto material sobre o assunto em vídeo e livro.

Muitos consideram Adam West o "verdadeiro" Batman. Mas quem é entusiasta do personagem como um todo sabe que não foi bem assim. O Batman da TV foi uma das muitas encarnações do Homem Morcego. Marcante, sem dúvida. Divertida e apropriada para a cultura de sua época. Mas o herói resistiu bem ao tempo com outras posturas. Adam ficou decepcionado ao não ser escolhido para o filme de 1989, mas não tinha a menor chance. Não pela idade, mas porque o "seu" Batman nada tinha a ver com a figura hi-tech do final dos anos 80.

Uma fama parcialmente injusta que Adam West carrega até hoje foi de ter sido um Batman "gordo". Ele de fato ganhou alguns quilinhos a mais na segunda temporada. Mas o traje também não ajudava. Seu abdômen sob uma roupa colante, prensado pela fivela do cinto de utilidades, chamava a atenção em algumas tomadas. Mas no último episódio da terceira fase, como se quisesse desfazer a imagem negativa, ele aparecia sem camisa, para mostrar seu físico esbelto. Ele voltou a usar o uniforme em 1979 para o especial de TV "The Legend of The Superheroes" e continuava em forma.

Adam tentou outros papéis, mas o estigma do Batman o acompanhou por toda a vida. No fim, tratou de fazer do limão uma limonada. Escreveu uma autobiografia, lançou um DVD independente comentando os episódios da TV e, em 2014, colaborou com os extras do lançamento em DVD/Blu-ray da antológica série. Sem contar as inúmeras convenções de fãs de que participou. Obrigado, Adam West!

2 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Pelo que andei lendo, o produtor do desenho "Family Guy" arranjou uma ponta para ele na animação - https://en.wikipedia.org/wiki/Mayor_West .
Além disso ele também participou da animação dos "Padrinhos Mágicos" ("The Fairly OddParents"), onde ele dublava um super-herói amalucado, que no Brasil foi chamado de "Homem-Gato", e em inglês fica óbvia a referência: "Catman"! - http://fairlyoddparents.wikia.com/wiki/Adam_West
Vi os episódios de "Padrinhos Mágicos". Muito divertidos.

10:58 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Eu tenho um desenho animado de Batman e Robin inspirado na série de TV em que ele faz a voz do Batman.

5:50 AM  

Postar um comentário

<< Home