domingo, junho 07, 2015

Aquecimento para o show do America

Não deve ser coincidência o fato de que esta caixinha com os cinco primeiros álbuns do America em CD aparece nas lojas do Brasil às vésperas dos shows do grupo. Em Porto Alegre será no dia 23, uma terça-feira, no Araújo Vianna. Pelas minhas contas, essa é a terceira vinda da banda à capital gaúcha. A primeira foi em 1997, no Teatro da Ospa. Eu estava lá. Acredito que o show será basicamente igual, apresentando os sucessos obrigatórios e o baixista (se ainda for o mesmo) cantando "Lonely People", já que o autor e vocalista Dan Peek saiu da formação em 1978 (e faleceu em 2011).

O America surgiu em 1971 como um "consórcio de solistas". Dewey Bunnel, Gerry Beckley e Dan Peek raramente compunham em parceria. Em geral, cada faixa era de autoria de um deles, que fazia o vocal solo com acompanhamento dos demais. Criticado por alguns como sendo uma imitação água-com-açúcar de Crosby, Stills and Nash, o trio conquistou uma legião de fãs com canções de apelo imediato como "I Need You", "Only in Your Heart", "Muskrat Love", "Lonely People" e "Sister Golden Hair". O primeiro álbum é essencialmente acústico, mas aos poucos o grupo começou a experimentar arranjos mais encorpados, com uso de teclados. Nestes cinco CDs estão todas as faixas que foram incluídas na coletânea History - America's Greatest Hits, mas atenção: naquela compilação, as faixas dos três primeiros discos foram remixadas por George Martin (que produziu o quarto e o quinto) e há algumas diferenças, em especial no vocal de "Sandman". 

A discografia do America é extensa, mas apenas os dois LPs seguintes aos relançados nesta caixa, Hideaway e Harbor, ainda incluem Dan Peek. Ele se desligou da banda para seguir carreira solo como um "cantor de Cristo", chegando a gravar uma nova versão de "Lonely People" com referências a Jesus. Da fase como dupla, o sucesso mais memorável do grupo foi "You Can Do Magic", em 1982.