domingo, agosto 24, 2014

A comunidade "Porto Alegre do Passado" no Orkut

No dia 16 de julho de 2004, criei no Orkut a comunidade "Rádio Continental 1120 Anos 70", no Orkut, para reunir ex-ouvintes, empregados e estudiosos da saudosa rádio. Um dos integrantes mais participativos foi o radialista Vladimir Fontoura. Depois de algum tempo ele sugeriu que criássemos outra comunidade para lembrar as rádios do passado em geral. Fiz uma contraproposta: como já começavam a surgir diversos assuntos genéricos dos anos 70 na página da Continental, poderíamos lançar um fórum sobre Porto Alegre do passado. Qualquer passado, desde o mais recente até onde a memória dos membros alcançasse. E assim, no dia 17 de janeiro de 2005, nasceu a comunidade "Porto Alegre do passado" no Orkut.

A comunidade nunca foi exatamente um sucesso estrondoso, mas no início tinha um grupo de menos de 200 pessoas que participava bastante. Inclusive, foi uma honra para mim quando ela foi prestigiada por amigos de outros estados que aqui viveram por algum tempo e guardaram boas lembranças da cidade. Depois ela andou um tempo meio parada, mas não me preocupei com isso. Era normal que algumas comunidades menores do Orkut tivessem seus ciclos de inatividade, até serem movimentadas pela entrada de um novo integrante. Só que, no caso de "Porto Alegre do passado", aconteceu uma reviravolta inesperada. Uma nova participante se entusiasmou com a ideia e trouxe amigos para revigorar a discussão. O resultado é que a comunidade logo voltou para o alto da minha lista, com mensagens novas sendo postadas a todo o momento. Houve também um crescimento no número de integrantes. Não sei qual foi o máximo de membros que ela chegou a ter, pois muitos saíram do Orkut, mas atualmente ela ainda marca 570.

Nunca houve limite de idade para participar. Um dos primeiros a marcar presença foi meu sobrinho Ricardo, que nasceu em 1978 e começou recordando os cinemas de calçada. Já outros eram, digamos, "maduros" o suficiente para lembrar dos bondes, do Mata Borrão, da Legalidade, da Passeata dos Bixos e outros assuntos mais antigos. O tema que acabou realmente movimentando a comunidade e gerando páginas e páginas de informações foi sobre gírias e expressões dos velhos tempos. 

Infelizmente, o Orkut está mesmo com os dias contados. Torcemos todos por uma reviravolta, mas parece que não vai acontecer. É uma pena, pois o foco em comunidades acabava resultando em discussões e informações preciosas. Pensando nisso, o amigo Italo, visitante frequente deste Blog, dedicou quatro horas de seu tempo para salvar o conteúdo da comunidade "Porto Alegre do Passado", meticulosamente capturando página por página em PDF. É sem dúvida um grande presente para todos nós. Valeu mesmo, Italo! O link para baixar está aqui.