quarta-feira, março 20, 2013

Xará

Ter nome de pessoa famosa atrai apelidos. Certa vez uma colega ligou para o meu local de trabalho e pediu para falar com Emílio Santiago. Ela apenas repetiu o que lhe tinha sido dito, não percebendo que o sobrenome era uma brincadeira. Era comigo mesmo o assunto, mas como ela não me conhecia, não entendeu e levou a sério.

Vi meu xará na TV pela primeira vez em 1975 em um Globo de Ouro, em que ele apareceu cantando "Tenderly", da trilha da novela Escalada (mas no disco estava a gravação original de Nat King Cole). Muitos anos depois, ouvindo um LP de covers em inglês, reconheci a voz dele em "You've Got a Friend". O primeiro LP dele foi pela CID, mas a gravadora também o aproveitava para as coletâneas de sucesso sem creditá-lo, a exemplo de Elton John no começo de carreira. Vi Emílio Santiago ao vivo uma única vez, em 1985, na eliminatória do Festival dos Festivais que aconteceu em Porto Alegre. Ele cantou "Elis, Elis".

Emílio Santiago faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, após um AVC. A música brasileira perde um de seus melhores cantores de ofício.

3 Comments:

Blogger Ayrton Mugnaini Jr. said...

Eu passei por isso com Ayrton Rodrigues até os anos 1970 e com Ayrton Senna desde os anos 1980 até hoje, rerre.

Aqui vai a gravação de "You've Got A Friend" por "Claude Marcel" (Emílio Santiago), do LP Explosão Mundial (Square/CID, SQ-70, lançado em 1971 ou 1972).

E chegaste a ouvir piadinhas com outro grande xará, Emílio de Menezes? Conheces o facto ocorrido com ele numa feira de cereais? Se não conheceres te conto.

Um e-abraço.

10:29 AM  
Blogger Ayrton Mugnaini Jr. said...

Também passo por isso, com Ayrton Rodrigues até os anos 1970 e Senna dos 1980 em diante.

E aqui vai a gravação de teu xará no álbum Explosão Mundial.

https://soundcloud.com/bigmug1984-1/claude-marcel-emilio-santiago

E tu também ouves piadas com outro grande xará, Emílio de Menezes? Conheces o facto ocorrido na feira de cereais? Se não conheceres te conto, rerre.

Um e-abraço.

10:32 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Conheço a história, sim! Não, na minha infância eu era chamado direto de Emílio Garrastazu Médici.

11:16 AM  

Postar um comentário

<< Home