segunda-feira, agosto 20, 2012

Scott McKenzie

Em 1967, aconteceu o primeiro festival de rock da história, o Monterey Pop. Um dos organizadores foi o líder de The Mamas and the Papas, o compositor John Phillips. Durante a preparação, surgiu o receio de como a cidade de Monterey, na Califórnia, receberia aquela multidão de jovens. Em especial, a população mais idosa e pacata poderia ter uma reação negativa àquela agitação toda. Foi então que Phillips teve a ideia de compor uma canção mandando basicamente duas mensagens. Aos que estavam indo ao festival, que chegassem com atitudes de paz e amor, sem tumulto. Aos moradores, que recebessem bem os jovens e vissem com bons olhos aquele congraçamento de culturas e idades. Para não citar diretamente Monterey, o autor preferiu mencionar a mais conhecida cidade próxima. E assim nasceu uma das mais belas composições dos anos 60: "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)".

Mas a música não seria gravada por The Mamas and The Papas. Num presente especialíssimo a seu velho colega de Journeymen que estava se lançando em carreira-solo, John Phillips deixou a interpretação a cargo de Scott McKenzie. E o disco, como era de se esperar, estourou, tornando-se uma espécie de hino do "flower power". Scott tinha uma voz belíssima, com aquela leve empostação dos cantores de amplo alcance. De certa forma, é um desperdício que ele tenha lançado somente dois LPs como solista e seja lembrado por um único sucesso. Ou talvez dois: "No, No, No, No, No" também foi marcante.

Nos anos 80, John Phillips remontou The Mamas and The Papas com nova formação e convidou Scott McKenzie para ser o vocalista principal, na função original de Denny Doherty. Em 1995 eu o vi com o grupo no Teatro da Ospa, em Porto Alegre, com duas cantoras jovens completando o quarteto. Além de clássicos do grupo, Scott não poderia deixar de apresentar a clássica "San Francisco", aqui num arranjo levemente modificado, com backing vocals. Foi um show inesquecível, que fez jus ao nome e à história do conjunto.

Scott McKenzie faleceu no dia 18, aos 73 anos, em consequência de síndrome de Gullain-Barré, que afeta o sistema nervoso. O cantor enfrentava a doença desde 2010. Nesse mesmo ano, suas últimas gravações com The Mamas and The Papas em estúdio foram lançadas no CD "Many Mamas, Many Papas".

1 Comments:

Blogger José Elesbán said...

Que pena! Vejo esta notícia em primeira mão aqui, tanto que citei no meu blog "Colagens do Umbigo e da Mosca Azul".
"Be sure to wear some flowers in your hair" é realmente uma bela música.
[ ]

12:46 AM  

Postar um comentário

<< Home