sábado, agosto 11, 2012

Submarino Amarelo em Porto Alegre

Estou "movendo" para cá um tópico que eu havia publicado no ano passado, pois o assunto voltou a ser pertinente: o desenho animado "Submarino Amarelo", tendo os Beatles como personagens, está sendo relançado em DVD e Blu-ray.

Esta coluna foi publicada na Zero Hora de 25 de novembro de 1969, uma terça-feira. Como estava com pressa de terminar minhas pesquisas, não verifiquei se o filme continuou em cartaz por mais uma semana, como sugere a jornalista, mas acredito que sim. Eu vi "Submarino Amarelo" no Cinema Rex, em uma dessas sessões. Mas não entendi nada. Tinha só oito para nove anos, não estava preparado para aquilo. Por muitos anos, só o que ficou gravado na minha memória foi a "mão com dentes", a citação ao compositor Rimsky-Korsakov (fazia pouco tempo que ele tinha sido focalizado em um fascículo de música clássica da Editora Abril, que minha mãe comprava) e os quatro Beatles aparecendo em carne e osso no final, com Ringo mostrando que havia "um buraco em seu bolso". Inclusive foi nesse momento que eu e minha acompanhante nos levantamos para sair e eu fiquei por longos anos em dúvida se não tinha perdido nada. Hoje que tenho o filme em DVD, vejo que só perdi a execução de "All Together Now" nos créditos finais. De qualquer forma eu havia escutado várias músicas excelentes durante o desenho e não lembrava de nenhuma. (Cliquem na matéria para ampliá-la.)