sexta-feira, maio 04, 2012

Alexandre Vieira

Para as gerações posteriores à minha, ele era o Xandy do Sgt. Pepper's (pub de Porto Alegre). Para mim ele vai ser sempre o Alexandre do Inconsciente Coletivo. Os outros dois integrantes eram Ângela Langaro (na foto, ao fundo, em 1975) e João Antônio Araújo (que depois se lançaria como locutor e um dos Discocuecas originais). Para vocês terem uma ideia do quanto eu era fã desse grupo gaúcho, entre 15 e 17 anos eu os considerava meus artistas brasileiros preferidos, acima de qualquer outro. Gostava mais deles do que dos Almôndegas ou do Hallai-Hallai. Ou até do que de Secos e Molhados, Mutantes... Eu era mesmo fã de carteirinha. Então imaginem minha emoção o dia em que assisti a um ensaio deles na casa do Alexandre, em 1976. Ainda lembro de muita coisa que vi e ouvi naquela tarde de domingo e prometo fazer um relato detalhado, incluindo trechos de diálogos que ainda estão bem vivos em minha memória. 

Alexandre Vieira faleceu hoje. A penúltima notícia que tive dele era de que estava tocando na banda Anexo 44, ao lado de Zé Flávio (ex-Almôndegas), Jorge Dorfman, Gabriel Mohr e Tito Garbinato. Talvez já na semana que vem eu publique aqui um longo texto sobre o Inconsciente Coletivo, incluindo minhas recordações do ensaio. Foi um dos momentos mais marcantes para mim como apreciador de música.

P.S.: Lucio Haeser, autor do livro "Continental, a Rádio Rebelde de Roberto Marinho", disponibilizou no Soundcloud o lado A do compacto "Voando Alto", do Inconsciente Coletivo, que chegou às lojas de Porto Alegre entre novembro e dezembro de 1976. Alexandre faz o vocal solo. Se não estiver enxergando o player abaixo, acesse pelo Firefox: Em tempo: considerando os comentários que fiz acima sobre o quanto eu era fã do grupo, já adianto que esse disquinho não captou a essência do Inconsciente Coletivo. A música ficou bonitinha, mas o trabalho deles era maior e melhor do que o que está registrado nessa gravação. Confiram, por exemplo, as duas faixas que estão no CD que acompanha o livro do Lucio, citado acima.

Leia também:  
Inconsciente Coletivo - o grupo
Inconsciente Coletivo - o ensaio
Inconsciente Coletivo - o show  

3 Comments:

Anonymous Gabriel Mohr said...

Hola que tal. Emilio, era uma baita banda essa Anexo 44, e tocar com o Xandy era uma experiência das mais ricas, muito aprendi com ele e com essa banda. Além, óbvio, do fato do Xandy ser um espetacular ser humano. Saudades daquela época e do grande Xandy. Abraços do Gabriel Mohr.

2:08 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Legal, Gabriel, obrigado pela visita ao Blog.

1:48 AM  
Blogger FRUTOS DA ADORAÇÃO said...

Excelente conteúdo nesse blog, também recomendo os estudos em Avançando na Música

6:36 PM  

Postar um comentário

<< Home