quarta-feira, maio 02, 2012

Pink Floyd em português

Nunca esqueço de um lance que aconteceu em uma Feira do Livro de Porto Alegre no começo dos anos 80. Em uma das bancas havia um livro chamado "25 Years of Rock". Aí um sujeito jovem com cabelo comprido e visual de roqueiro - nos anos 70 ele seria chamado de "magrinho" pelos portoalegrenses - perguntou ao vendedor se ele não tinha biografias de bandas específicas. E comentou que tinha visto uma do Pink Floyd em outra banca. Eu me interessei pelo assunto e quis saber se o livro em questão tinha bastante texto. Ele ficou indignado com a minha pergunta. Ainda lembro do tom de voz dele, cheio de razão: "Tem mais é foto, né, porque o texto tá em inglês, como é que tu vai ler..."

Pois bem: para a alegria de fãs como aquele rapaz (que já deve estar hoje com mais de 50 anos, como eu), já existem livros sobre o Pink Floyd "que a gente pode ler". Duas ótimas obras sobre a banda inglesa foram traduzidas para o português. "Nos bastidores do Pink Floyd" é considerada uma das melhores biografias recentes do grupo. Já "Inside Out, a verdadeira história do Pink Floyd" tem o atrativo de ter sido escrita pelo baterista Nick Mason, o único integrante a participar de todas as formações. Ainda não vi a edição nacional, mas se for igual à original, as fotos são ótimas, também. Está dada a dica.

2 Comments:

Blogger Marcelo Donati said...

Grato pelas dicas.

Vou comprar ambos pelo site Estante Virtual.

Lembrando que comprei no referido site a autobiografia de Eric Clapton, e o livro 'Gravando!', com histórias e bastidores de gravações famosas no A&R Recording Studios.

10:32 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Obrigado pela dica desse livro "Gravando!", não conhecia. Já vi que o autor é Phil Ramone e o original se chama "Making Records".

3:33 PM  

Postar um comentário

<< Home