Exemplares de biblioteca
Já há algum tempo eu vinha observando no Abebooks e Amazon Marketplace livrarias que anunciam exemplares "ex-library", isto é, saídos de bibliotecas. A princípio eu resistia a encomendá-los, pois o próprio anúncio avisava que continham selos e carimbos. Como eu iria me interessar por um livro que já foi manuseado por leitores diversos? Até que esperei demais e um título que eu queria saiu de catálogo. Só restou o "ex-library" como opção. Decidi arriscar. Para minha surpresa, o volume chegou em ótimo estado de conservação. Sim, tinha os tais carimbos e selos. Mas, admitamos, eles são bem mais elegantes do que, por exemplo, a assinatura de um ex-dono. Ou a dedicatória de alguém que não seja o próprio autor.
Hoje tenho três livros egressos de bibliotecas estrangeiras. Todos muito bem conservados. Vejo até um certo charme nos carimbos e selos do exterior. Um deles contém uma observação de que o exemplar não mais pertence à biblioteca. E os outros? Espero que tenham sido obtidos honestamente por quem os repassou às livrarias. Eu os comprei de sites idôneos e paguei por cada um deles.
2 Comments:
Olá, Emílio.
Como foi tua passagem de ano? Ótima, espero.
Geralmente as bibliotecas selecionam os livros menos utilizados pelos seus usuários e descartam.
Não significa que o livro não seja bom. Por exemplo: um bom livro sobre engenharia perdido em uma biblioteca de direito.
Quase sempre os descartes ocorrem devido a problemas de espaço físico.
Agora, o que ocorre com frequência são furtos em bibliotecas. Alguns livros comercializados na web foram roubados de bibliotecas, ou por usuários ou por funcionários.
Grande abraço.
Pô, Carlos, agora você me deixou com a pulga atrás da orelha. Será que eu fui "receptador"? O que eu sei é que os sebos mais conceituados costuma se preocupar com a origem dos livros que compram. Gostaria de acreditar que o mesmo acontece com os que anunciam em sites como Amazon e Abebooks.
Postar um comentário
<< Home