sexta-feira, julho 30, 2010

Então foi assim

Acho que foi no ano passado que o músico e pesquisador Ruy Godinho, que eu já conhecia de um grupo de discussão, me enviou um e-mail particular. Ele queria saber o contato de um compositor gaúcho autor de uma antiga música lembrada em todo o Brasil. Ruy pretendia entrevistá-lo para o segundo volume de sua série "Então foi assim", em que revela como surgiram diversas composições de sucesso nacional. Respondi que tentaria encontrá-lo, mas que de qualquer forma ele não era o único. Havia diversos outros gaúchos responsáveis por canções eternas que poderiam entrar no projeto. Sugeri alguns nomes, encaminhei mensagens e fiz chegar exemplares do primeiro volume às mãos dos indicados.

Ao receber finalmente o volume 2, fico gratificado de constatar que um dos compositores apontados por mim já está no livro: é Mauro Kwitko, autor de "Mal Necessário", gravada por Ney Matogrosso. Eu já havia contado a história da música aqui no Blog, mas o relato que Ruy colheu por telefone é mais detalhado e corrige alguns pormenores. Entre as demais composições abordadas, aparecem "BR-3" de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, "Meu Mundo e Nada Mais" de Guilherme Arantes, "Outra Vez" de Isolda, "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda" de Hyldon, "Sonho Meu" de Ivone Lara e Délcio Carvalho, "Romaria" de Renato Teixeira, "Rua Ramalhete" de Tavito e Ney Azambuja e muitas outras. O lançamento é da Abravídeo com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A propósito, Ruy pretende lançar ainda os volumes 3 e 4 e já está em contato com outros autores gaúchos recomendados por mim. Quem sai ganhando é a história da música brasileira.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que interesante! Para mim a melhor (ou a mais bonita) música do Ney Matogrosso é "Mal Necessário".Mas não conheço a história da música.
Abraço.
Luiz Carlos Lasek

8:28 PM  

Postar um comentário

<< Home