quarta-feira, setembro 30, 2009

A lista da faxineira

Hoje, por mera casualidade, li uma crônica do Kledir Ramil em que ele fala sobre supermercado. Está no blog dele. Fiquei meio decepcionado, porque é uma ideia que estava na minha cabeça desde segunda pela manhã. Eu até vou escrever o que pretendia, mas já sei que não será original. Infelizmente, certos temas são óbvios. O próprio assunto "supermercado" já constou aqui algumas vezes.

Quando eu estava para casar, uma colega minha me falou: "Eu quero te ver no supermercado!" Ora, qual o problema? Estou acostumado a frequentar supermercados desde a infância. Mas logo percebi o que ela quis dizer. Quando se é criança, vai-se a supermercados em horários bem tranquilos. Na vida adulta, trabalhando, tudo isso muda. Enfrentam-se os movimentos das seis da tarde, das sete, das nove da noite, das 11 e meia aos sábados... É bem mais complicado. E estressante.

Mas confesso que supermercado pra mim não é problema... se for para comprar itens de meu interesse! Difícil mesmo é a lista de produtos de limpeza da faxineira. Essa me deixa bem tonto entre as prateleiras. E me faz lembrar de uma ocasião, lá nos meus 20 e poucos anos, em que uma namorada minha pediu que eu fosse comprar azeite no mercado próximo. Ela e uma amiga queriam fazer pastéis. Voltei e disse que não tinha encontrado. Claro: eu procurei uma embalagem onde estivesse escrito A-Z-E-I-T-E! E elas ainda riram de mim por isso. Então como eu não vou saber que azeite está dentro da lata onde se lê "óleo"?

Esse é o problema da lista da faxineira: além de eu ter que encontrar em que prateleira se encontra cada produto, ainda tenho que traduzir o que está no papel para a linguagem das embalagens. Lembro de um dia em que perguntei para um atendente: "Não tem Qboa?" Ele respondeu que não, mas que havia outras marcas de água sanitária. Ah, bom. Cera incolor... Tá aqui. Bombril é fácil. Detergente para banheiros... Detergente para banheiros... Encontrei no tempo regulamentar o saco de lixo de cem litros, o multiuso, o Pinho Sol e o detergente para louças. Mas o detergente para banheiros eu fiquei devendo.

Sempre que eu entro no supermercado com uma lista da faxineira no bolso, sinto-me como se estivesse participando de uma dessas competições de TV ou gincana de colégio. O objetivo é: achar todos os produtos de limpeza sem errar e sem atrasar os compromissos. Foram raras as vezes em que consegui. A lista deveria vir exatamente com o que está escrito na embalagem.

Leia também:

Supermercado
Homem em supermercado
Dica para os Maridos
Atendimento

E, para ler a crônica do Kledir, clique aqui.