sábado, agosto 08, 2009

O ibope dos vídeos

Quando comecei a disponibilizar meu acervo de vídeo no YouTube, a princípio, eu achava que não valia a pena subir programas completos. Como existia o limite de dez minutos para cada trecho postado, eu escolhia alguma parte mais interessante e divulgava. Depois achei que não era justo, pois essa prática só servia para deixar a turma com gosto de "quero mais". Cadê o resto, todos perguntavam? Então, na medida do possível, passei a disponibilizar programas na íntegra.

Essa nova forma de procedimento me criou um desafio interessante, que foi o de encontrar o ponto ideal para fazer o corte entre os segmentos. Os blocos exibidos na TV nem sempre coincidem com o limite do YouTube, então é preciso acomodá-los. Isso cria "sobras" que precisam ser recombinadas de alguma forma. Tanto no
especial de Teixeirinha quando no de rock gaúcho, fiz uma emenda fora de ordem, mas que não prejudicou o entendimento. Assim foi possível subir os programas completos no menor número de vídeos do YouTube. Já a apresentação do Tangos e Tragédias no Gugu passava um pouco do limite e não caberia num vídeo só. Onde fazer a divisão? Cortei o primeiro vídeo no momento exato em que Hique Gomez vai mudar de assunto e começar a falar na música que cantarão a seguir. Perfeito!

Mas, com essa separação dos programas em capítulos, observei um fenômeno curioso: a diferença do ibope entre os trechos. Nos casos em que o primeiro segmento é o mais visto, até se entende. A pessoa assiste à primeira parte para ter uma ideia do que se trata. Se não gosta, não vê o resto. É o caso do especial de Nei Lisboa,
"Os Elefantes Não Esquecem". A parte 1 é a mais acessada no momento, com 177 exibições. Mas em segundo lugar está a parte 4, que mostra trechos dos filmes de que Nei participou e também o seu inesquecível hit "Verão em Calcutá". No especial de rock gaúcho, a parte 4 já foi exibida 1.557 vezes, mais do que o triplo da parte 3 e quase a mesma diferença das demais, por estar sendo divulgada junto aos fãs do TNT. Por fim, no documentário sobre Teixeirinha, o vídeo mais rodado é o de número 4, que conta a separação do cantor de Mery Teresinha, com 17.645 acessos. Em segundo lugar está a parte 2, com 11.074 reproduções, em que o autor de "Coração de Luto" dá um longo depoimento sobre seu sucesso internacional.

Por muito tempo, o vídeo de maior sucesso entre todos os que subi para o YouTube foi o da
"profecia" de André Damasceno, em que o humorista, numa brincadeira, acaba prevendo que o Internacional seria Campeão do Mundo de 2006. Hoje ele está em segundo lugar, com 40.066 acessos, e em primeiro está "Cenas de novelas antigas", do Vídeo Show, que já foi visto 68.204 vezes. O próprio André Damasceno reaparece em terceiro, em sua estreia na Escolinha do Professor Raimundo como "Magro do Bonfa", com 32.910 exibições. Em quarto lugar está a luta de Maguila e George Foreman, vista 28.310 vezes. E para mim a grande surpresa é o clip dos Garotos da Rua, "Você É Tudo o Que eu Quero", em quinto lugar, já rodado 25.187 vezes. Eu não imaginava que fosse dar tanto ibope.

Breve devo subir mais algumas relíquias do meu acervo. Aguardem.